Estupro em hospital: técnico de enfermagem se entrega à polícia
Brivaldo Francisco Xavier Júnior é acusado de violentar duas pacientes no CTI

O técnico de enfermagem Brivaldo Francisco Xavier Júnior se entregou à polícia no fim da tarde desta quinta-feira. Acusado de estuprar duas pacientes no CTI do Hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, ele chegou à 17ª DP acompanhado de advogados e policiais. Imagens do circuito interno de segurança mostram Brivaldo indo várias vezes ao leito de uma paciente que se recuperava de cirurgia – e não estava sob os cuidados dele. Ela foi a primeira a registrar queixa contra o profissional.
Como fez em depoimento anterior na delegacia, Brivaldo negou as acusações. Ele afirma que ia ao quarto da paciente porque uma campanhia disparava a todo momento e a incomodava. Segundo o advogado Luiz Alberto Schettino, o técnico decidiu se apresentar espontaneamente logo que soube que sua prisão havia sido decretada, na quarta-feira. O defensor diz não ter conhecimento sobre a segunda mulher que também se diz vítima de abuso na unidade de saúde.
Também na quarta-feira, o Ministério Público do Rio denunciou Brivaldo por estupro de vulnerável. Na argumentação, a 8ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal da 1ª Central de Inquéritos afirma que o acusado “fez carícias íntimas” em uma paciente que se recuperava de uma cirurgia e, por isso, não poderia oferecer resistência. “Em uma das ocasiões, ele se aproveitou do fato de a vítima estar sedada para acariciar seu corpo e fazê-la tocar as partes íntimas do denunciado”, destaca o texto da denúncia.
Leia também:
Leia também: Polícia procura técnico de enfermagem acusado de estupro
Casos – A primeira vítima que procurou a polícia afirmou que sofreu abusos dentro do CTI, no início de maio. A primeira vez, segundo a vítima, ocorreu logo depois de uma cirurgia. E, por ainda estar sob efeitos de sedativos, a jovem disse que não tinha certeza sobre o que havia acontecido. A segunda vez, de acordo com ela, aconteceu três dias depois, durante um banho. Após esse episódio, a jovem decidiu contar o que havia ocorrido para a família. A segunda paciente que denunciou o técnico de enfermagem é uma idosa de 66 anos, que diz ter sido violentada nos dias 14 e 17 de fevereiro.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)