Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enquete: Janot age certo ao pedir a saída de Gilmar do caso Eike?

Procurador-geral da República alegou que ministro tem de ser impedido porque a mulher dele, Guiomar Mendes, é sócia do escritório que defende o empresário

Na segunda-feira, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que afaste o ministro Gilmar Mendes da função de relator do habeas corpus pedido pelo empresário Eike Batista e que anule todas as decisões tomadas por ele no processo, inclusive a que determinou a sua soltura em abril.

Janot questiona a isenção de Gilmar pelo fato de a sua esposa, Guiomar Feitosa Lima Mendes, ser sócia do escritório de advocacia Sérgio Bermudes, que presta serviços a Eike em processos no âmbito cível. O empresário teve a prisão preventiva decretada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal do Rio, na Operação Eficiência, desdobramento da Operação Lava Jato no Estado, em janeiro. Ele foi solto por decisão monocrática de Gilmar em abril.

O procurador solicitou que o impedimento de Gilmar seja analisado pelo plenário do STF. Também pede que sejam ouvidos em depoimento o ministro, sua mulher, Eike e Bermudes. Agora, cabe à presidente da Corte, Cármen Lúcia, decidir quando levará o caso a julgamento.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo nesta terça-feira, Gilmar negou haver irregularidade. “O ambiente, como se percebe, está confuso. Ao que estou informado, o escritório em que ela trabalha representa Eike Batista em processos cíveis, o que não tem nada a ver com o tema colocado. Nem cogitei de impedimento até porque não havia. Eu já tinha negado habeas corpus do Eike. E ninguém lembrou que eu poderia estar impedido. Isso mostra a leviandade e o oportunismo da crítica”, disse.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Carlos Aurélio

    Absolutamente certo! Que Deus proteja Janot e a lava jato.

    Curtir

  2. Com todo respeito ao contraditório, Janot sempre foi conhecido como petista ranhido antes de assumir a chefia da PGR. A filha dele trabalha no escitório de Arlindo Chinaglia (PT), defendo OAS e Ondebrecht. Que mais dizer.

    Curtir

  3. miro silveira

    Contra bandido vale tudo, mesmo que seja fora da lei, que seja traição , que seja maldade e injustiça.O barato é jogar com as mesmas armas deles.

    Curtir

  4. Sim absolutamante certo. STF e seus ministros como o juiz Gilmar, nao respeitam a Constituicao e a Lei. Precisamos de uma Corte Suprema limpa, sem delirios partidários. STF é considerado hoje, um lixo, excremento dentro da sociedade.

    Curtir

  5. Carlos Aurélio

    Sim, vera regina, precisamos dum stf limpo. Precisamos dum congresso limpo. Dum planalto limpo. Eis o X da questão.

    Curtir

  6. O Janot, que ele próprio deveria se declarar impedido pois sua filha advoga para a OAS, não moveu uma palha contra outro que nunca deveria atuar em processos contra o Dirceu, o ainda advogado do corrupto condenado, Toffoli… este sim, deveria ser denunciado ao Senado e ter requerido seu impeachment! Sem contar que o mesmo Toffoli mentiu em sua sabatina, declarou que não atuaria no Mensalão … e atuou descaradamente para livrar seus criminosos de estimação. O mesmo ocorreu agora, contrariou seu próprio voto em ação muito similar contra um prefeito…não petista, claro.

    Curtir

  7. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Os idiotas aqui esquecem que Janot sempre protegeu e ainda protege o PT.

    Curtir

  8. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Continuem apoiando tudo que a justiça caga. Você verão no que vai dar o Brasil em breve.

    Curtir

  9. Janot deveria criar juízo e prestar mais atenção no que ele sua família anda fazendo. Ele deveria acionar seus pares para devolverem os supersalários acima do teto constitucional que anda recebendo. Se quer fazer Justiça com as próprias mãos deveria começar na própria casa.

    Curtir

  10. Carlos Aurélio

    Menos, social democrata, não podemos esquecer que fhc comprou votos para a própria reeleição em 1997. Foi o primeiro grande chute para a largada da corrupção no país. Sem falar no sarney, que era ilegítimo, basta averiguar no google. De lá pra cá temos sido feitos de bobos por esse ou aquele partido político. Basta.

    Curtir