Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Em seu berço político, Lula estreia em atos eleitorais municipais

Presidente participa de convenções do PT em São Bernardo do Campo e São Paulo

Por Victoria Bechara Atualizado em 20 jul 2024, 13h04 - Publicado em 20 jul 2024, 13h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz sua primeira participação em atos eleitorais neste sábado, 20, em São Bernardo do Campo, seu berço político. O petista foi à convenção eleitoral que lançou oficialmente a candidatura do deputado estadual Luiz Fernando (PT-SP) à prefeitura da cidade, na Grande São Paulo.

    Publicidade

    Luiz Fernando é irmão do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e terá o ex-deputado e ex-prefeito da cidade Dr. Dib (PSB) como vice na chapa. O vice-presidente, Geraldo Alckmin, também participou do evento.

    Publicidade

    Segundo levantamento de julho do Instituto Paraná Pesquisas, Teixeira está em quarto lugar na disputa. O favorito é o deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP), seguido por Flávia Morando (União Brasil) — sobrinha do atual prefeito da cidade, Orlando Morando (PSDB) — e o deputado federal Marcelo Lima (Podemos). 

    Retomar a prefeitura de São Bernardo do Campo é uma questão de honra para o PT, já que foi lá que Lula iniciou sua carreira política, nos anos 1970. O partido também tem candidatos em outras cidades da região metropolitana, como Guarulhos, Osasco, Santo André e São Caetano do Sul. 

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    À tarde, Lula irá à convenção que oficializa a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo, com Marta Suplicy (PT) como vice. Pelo menos sete ministros devem estar no ato: Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Luiz Marinho (Trabalho) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência.

    Rio de Janeiro

    Neste sábado, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, também confirma sua candidatura à reeleição em um evento pequeno na sede do partido, sem a presença de lideranças nacionais. Ele conta com o apoio do PT e de Lula. O prefeito, que lidera com folga as pesquisas, ainda não deve anunciar seu candidato a vice, mas sua preferência é por alguém do PSD, como o deputado federal Pedro Paulo e o ex-secretário da Casa Civil Eduardo Cavaliere.

    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.