Dono de terreno e construtora divergem sobre desabamento
O empresário Mostafa Abdallah Mustafa, através de seu advogado, acusa a empresa contratada pela rede de lojas de ter danificado a estrutura da construção para instalar escadas rolantes e elevadores
1/28 Bombeiros encontram 10ª vítima de desabamento e encerram buscas nesta quinta-feira(29) (Adriano Lima/Brazil Photo Press/Folhapress/VEJA)
2/28 Bombeiros encontram 10ª vítima de desabamento e encerram buscas (Adriano Lima/Brazil Photo Press/Folhapress/VEJA)
3/28 Equipes do Corpo de Bombeiros retiram penúltimo corpo encontrado do desabamento de um prédio em construção na Avenida Mateo Bei em São Mateus, na zona leste de São Paulo (SP), nesta quinta-feira (29) (Peter Leone/Futura Press/VEJA)
4/28 Equipe do Corpo de Bombeiros continua as buscas pelas vítimas do desabamento de um prédio em construção na Avenida Mateo Bei em São Mateus, na zona leste de São Paulo (SP), nesta quinta-feira (29) (Ivan Pacheco/VEJA)
5/28 Equipe do Corpo de Bombeiros continua as buscas pelas vítimas do desabamento de um prédio em construção na Avenida Mateo Bei em São Mateus, na zona leste de São Paulo (SP), nesta quinta-feira (29) (Ivan Pacheco/VEJA)
6/28 Equipe do Corpo de Bombeiros continua as buscas pelas vítimas do desabamento de um prédio em construção na Avenida Mateo Bei em São Mateus, na zona leste de São Paulo (SP), nesta quinta-feira (29) (Ivan Pacheco/VEJA)
7/28 Equipe do Corpo de Bombeiros trabalha na Avenida Mateo Bei, na zona leste de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (29), no local em que um prédio em obras desabou, deixando pelo menos 8 mortos (Werther Santana/Estadão Conteúdo/VEJA)
8/28 Equipes do Corpo de Bombeiros continuam o resgate das vítimas do desabamento de um prédio em construção na Avenida Mateo Bei em São Mateus, na zona leste de São Paulo (SP), nesta quarta-feira (28) (Peter Leone/futura Press/VEJA)
9/28 Equipes do Corpo de Bombeiros continuam o resgate das vítimas do desabamento de um prédio em construção na Avenida Mateo Bei em São Mateus, na zona leste de São Paulo (SP), nesta quarta-feira (28) (Peter Leone/futura Press/VEJA)
10/28 Equipes do Corpo de Bombeiros continuam o resgate das vítimas do desabamento de um prédio em construção na Avenida Mateo Bei em São Mateus, na zona leste de São Paulo (SP), nesta quarta-feira (28) (Peter Leone/futura Press/VEJA)
11/28 Equipes do Corpo de Bombeiros continuam o resgate das vítimas do desabamento de um prédio em construção na Avenida Mateo Bei em São Mateus, na zona leste de São Paulo (SP), nesta quarta-feira (28) (Alex Falcão/Futura Press/VEJA)
12/28 Equipes do Corpo de Bombeiros continuam o resgate das vítimas do desabamento de um prédio em construção na Avenida Mateo Bei em São Mateus, na zona leste de São Paulo (SP), nesta quarta-feira (28) (Alex Falcão/Futura Press/VEJA)
13/28 Um prédio em construção desabou na manhã desta terça-feira (27) em São Mateus, na zona leste de São Paulo (Davi Ribeiro/Fotoarena/Folhapress/VEJA)
14/28 Um prédio em construção desabou na manhã desta terça-feira (27) em São Mateus, na zona leste de São Paulo (Luiz Carlos Murauskas/Folhapress/VEJA)
15/28 Um prédio em construção desabou na manhã desta terça-feira (27) em São Mateus, na zona leste de São Paulo (Luiz Carlos Murauskas/Folhapress/VEJA)
16/28 Um prédio em construção desabou na manhã desta terça-feira (27) em São Mateus, na zona leste de São Paulo (Nacho Doce/Reuters/VEJA)
17/28 Um prédio em construção desabou na manhã desta terça-feira (27) em São Mateus, na zona leste de São Paulo (William Volcov/Brazil Photo Press/Folhapress/VEJA)
18/28 Um prédio em construção desabou na manhã desta terça-feira (27) em São Mateus, na zona leste de São Paulo (William Volcov/Brazil Photo Press/Folhapress/VEJA)
19/28 Um prédio em construção desabou na manhã desta terça-feira (27) em São Mateus, na zona leste de São Paulo (Cristiano Novais/Sigmapress/Folhapress/VEJA)
20/28 Prédio em construção desaba e deixa cerca de 15 vítimas sob escombros na manhã desta terça-feira (27), na Avenida Mateo Bei em São Mateus, na zona leste de São Paulo (SP) (Wesley Rodrigo/Futura Press/VEJA)
21/28 Um prédio em construção desabou na manhã desta terça-feira (27) em São Mateus, na zona leste de São Paulo (Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Folhapress/VEJA)
22/28 Um prédio em construção desabou na manhã desta terça-feira (27) em São Mateus, na zona leste de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, há cerca de 15 vítimas, entre pessoas presas nos escombros e atingidas nas ruas (Wesley Rodrigo/Futura Press/VEJA)
23/28 Um prédio em construção desabou na manhã desta terça-feira (27) em São Mateus, na zona leste de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, há cerca de 15 vítimas, entre pessoas presas nos escombros e atingidas nas ruas (Wesley Rodrigo/Futura Press/VEJA)
24/28 Um prédio em construção desabou na manhã desta terça-feira (27) em São Mateus, na zona leste de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, há cerca de 15 vítimas, entre pessoas presas nos escombros e atingidas nas ruas (Wesley Rodrigo/Futura Press/VEJA)
25/28 Um prédio em construção desabou na manhã desta terça-feira (27) em São Mateus, na zona leste de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, há cerca de 15 vítimas, entre pessoas presas nos escombros e atingidas nas ruas (Wesley Rodrigo/Futura Press/VEJA)
26/28 Um prédio em construção desabou na manhã desta terça-feira (27) em São Mateus, na zona leste de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, há cerca de 15 vítimas, entre pessoas presas nos escombros e atingidas nas ruas (Wesley Rodrigo/Futura Press/VEJA)
27/28 Um prédio em construção desabou na manhã desta terça-feira (27) em São Mateus, na zona leste de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, há cerca de 15 vítimas, entre pessoas presas nos escombros e atingidas nas ruas (Wesley Rodrigo/Futura Press/VEJA)
28/28 Prédio em construção desaba e deixa cerca de 15 vítimas sob escombros na manhã desta terça-feira (27), na Avenida Mateo Bei em São Mateus, na zona leste de São Paulo (SP) (Wesley Rodrigo/Futura Press/VEJA)
O empresário Mostafa Abdallah Mustafa, dono do imóvel no bairro de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, onde uma construção desabou, matando sete pessoas, culpou a construtora contratada pela rede de lojas Torra Torra, locatária do imóvel, pelo acidente. Por meio do seu advogado, Edilson Carlos dos Santos, Mustafa alegou que a construtora Salvatta fez escavações indevidas ao redor da estrutura do imóvel para instalar uma escada rolante e um elevador, o que teria causado o desabamento. O advogado afirma que seu cliente entregou o imóvel à rede de lojas no início do mês de julho.
Em nota oficial, o Magazine Torra Torra nega que a construtora Salvatta tenha realizado obras estruturais no imóvel. A rede de lojas afirma que contratou os serviços da Salvatta para avaliar as condições de segurança da obra. O comunicado explica que o laudo positivo da empresa de engenharia era pré-requisito para a rede de lojas autorizar as construções de acabamento para abrigar a filial. “O Magazine Torra Torra comunica, ainda, que não houve entrega das chaves por parte dos proprietários, até porque a obra não estava concluída da forma prevista no contrato”, diz a nota.
A construtora Salvatta disse que foi contratada pela rede de lojas apenas para fazer a vistoria e emitir um laudo conclusivo sobre a segurança da construção. Afirmou ainda que a obra foi feita pelo dono do imóvel. A empresa, entretanto, afirmou que os sócios não dariam entrevistas sobre o caso.”Tanto o Magazine Torra Torra quanto a Salvatta Engenharia consideram-se vítimas da irresponsabilidade dos proprietários”, disse a construtora em nota conjunta com a rede de lojas.
Antes da construção do galpão, o local abrigava um posto de gasolina. Este é apenas um dos muitos imóveis pertencentes a Mustafa e sua família em São Mateus, bairro da periferia leste da capital paulista. Eles também são donos da loja de roupa Popular, que tem dois endereços no bairro, e de uma loja de móveis localizada na avenida Ragueb Chohfi. Segundo o advogado da família, Mustafa passou mal ao saber do desabamento e está internado.
Buscas – De acordo com o capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, ainda há três pessoas desaparecidas por causa do desabamento. As buscas vão seguir pela madrugada desta terça-feira.
O Corpo de Bombeiros contabilizou sete mortos e 24 feridos, dos quais dez já receberam alta e os demais estão sendo atendidos em seis hospitais nas redondezas. No total, segundo a corporação, havia 36 pessoas no imóvel no momento do desabamento.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui.
Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
a partir de R$ 39,90/mês
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.