Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

“Discurso de Bolsonaro é um abuso que precisa ser examinado”

Campanha de Lula analisa possíveis providências a respeito do pronunciamento em tom eleitoral do presidente no 7 de Setembro

Por Da Redação Atualizado em 7 set 2022, 13h42 - Publicado em 7 set 2022, 12h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brazilian President Jair Bolsonaro (C) delivers a speech before a crowd of supporters at the Ministry Esplanade in Brasilia during celebrations for Brazil's 200th years of independence, on September 7, 2022. (Photo by Ruy BARON / AFP)
    Jair Bolsonaro durante seu discurso em Brasília - (Ruy Baron/AFP)

    A campanha de Luiz Inácio Lula da Silva discute no momento que providências deve tomar em relação à postura de Jair Bolsonaro nas comemorações do 7 de Setembro. Na cerimônia ocorrida em Brasília na manhã deste feriado, o presidente fez uma pregação explícita pela reeleição, enfatizando o que considera feitos de seu governo, entre os quais, a redução do preço da gasolina e a distribuição do auxílio emergencial. Para o núcleo político e jurídico em torno de Lula, o tom da cerimônia feriu as regras eleitorais. A ideia é continuar acompanhando o restante das comemorações ao longo desta quarta para definir se a campanha petista irá ingressar ou não com alguma ação junto ao TSE. “Não há dúvidas de que houve a utilização da estrutura da Presidência da República com objetivos políticos e eleitorais. Trata-se de um abuso de poder econômico que precisa ser examinado pelo TSE. Isso pode trazer prejuízos muito significativos à simetria concorrencial do pleito”, afirma Marco Aurélio de Carvalho, um dos líderes do Prerrogativas, grupo de advogados ligados a Lula. “Acho que hoje houve inequívoca utilização da máquina pública com promoção eleitoral explícita! Se isso não é conduta vedada e abuso de poder, não sei mais o que é!”, completa ele.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.