Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Defesa de Lula tenta adiar depoimento a Moro

Pedido ao TRF-4 é para suspender ação que apura se o petista foi beneficiado com 3,7 milhões de reais da OAS, incluindo um tríplex no Guarujá

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu por meio de habeas corpus a imediata suspensão do processo criminal em que ele é réu por corrupção e lavagem de dinheiro no caso tríplex – imóvel no Guarujá, litoral de São Paulo, que o Ministério Público Federal diz pertencer a Lula, o que sempre foi negado por ele. A defesa alega ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), sediado em Porto Alegre, que não dispõe de tempo suficiente para analisar o conteúdo de uma “supermídia” com 5,42 gigabytes com documentos que a Petrobras anexou aos autos – estima-se que o arquivo tenha 100.000 páginas.

O ex-presidente vai ser interrogado nesta quarta-feira pelo juiz federal Sergio Moro. Na ação, ele é acusado de ter recebido 3,7 milhões de reais em propinas da OAS que, em troca, teria fechado três contratos com a estatal petrolífera, supostamente por ingerência do petista. Se a Corte federal acolher a liminar, o interrogatório de Lula terá de ser adiado.

Veja também

A defesa quer que “seja concedido prazo razoável para a análise dos documentos, além da apresentação da íntegra da relação antes requerida e deferida pelo Juízo, com a eventual renovação dos atos processuais subsequentes que tenham sido prejudicados pela decisão ilegal”.

Segundo os advogados de Lula – os criminalistas Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira -, os documentos da Petrobras foram solicitados desde 10 de outubro de 2016, mas “foram levados – em parte – ao processo somente nos dias 28 de abril e 2 de maio de 2017, por meio digital”.

“A mídia apresentada perfaz 5,42 gigabytes e foi levada aos autos sem índice e de forma desorganizada. Há cerca de 5.000 documentos (técnicos, negociais e jurídicos) e são estimadas cerca de 100.000 páginas. É materialmente impossível a defesa analisar toda essa documentação até o próximo dia 10, quando haverá o interrogatório do ex-presidente e será aberto o prazo para requerimento de novas provas (Código de Processo Penal, artigo 402)”, escreveram. Segundo os advogados de Lula, “sequer a impressão foi concluída a despeito da contratação de uma gráfica para essa finalidade”.

“Mas o juízo da 13.ª Vara Federal de Curitiba negou prazo adicional por nós requerido e também negou a entrega do restante da documentação não apresentada, contrariando sua própria decisão anterior e o compromisso assumido pela Petrobrás em audiência de disponibilizar tudo o que havia sido solicitado”, argumenta a defesa do petista.

“A negativa do juiz causa inequívoco prejuízo à defesa de Lula, pois a acusação faz referência a três contratos firmados entre a Petrobrás e a OAS e ao processo de contratação que o antecedeu, mas somente algumas peças foram anexadas à denúncia após terem sido selecionadas pelo Ministério Público Federal.”

Os advogados de Lula sustentam que “a decisão fere a garantia da paridade de armas, pois, além de os documentos negados serem do conhecimento da acusação, que fez diversas requisições diretamente à Petrobrás e foi atendida, a petrolífera pediu e obteve no processo a função de assistente de acusação”.

(com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Amarelou? Covardāo.

    Curtir

  2. Walter Donizety

    Está com medo Lula ladrão?

    Curtir

  3. Por que todo esse medo? Quem não deve não teme, mas claro, temos o exemplo de quem deve e morre de medo…

    Curtir

  4. Severino de Araújo Ferreira

    Meu avô já dizia: quem tem u tem medo. Esqueci o c!

    Curtir

  5. Lula precisa de pelo menos uma semana para limpar as fraldas porque deve estar se borrando todo. Além de mentirosos e ladrão, também é covarde.

    Curtir

  6. milton m paiva neto

    essa jararaca é muito é frouxa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk segura a tua jararaca reinaldo m o r t a d e l a

    Curtir

  7. Waldir Altieri

    As atitudes dos advogados de porta de cadeia que faturam em cima do Nine Fingers é especialmente definida como derrota total na defesa de seu cliente.
    Requerem motivos que protelam o julgamento mas nunca provam fatos uqe impediriam o seu julgamento normal.
    O primeiro depoimento desse crápula será feito e ninguém mudará o seu destino.
    Se ele falarigual aquele depoimento que afirmou ao juiz que não sabia quanto ganhava por mes com o Dr. Sérgio moro será uma reação diferente.
    Vamos ver algo inédito no dia 10.
    O BRASIL CONTINUARÁ VERDE E AMARELO.

    Curtir

  8. Ele tem coragem de falar só para os tontos que vão ouvi- lo pelo lanchinho de mortadela. Agora na frente do Lula a paura fala mais alto. Covardão.

    Curtir

  9. Ezequiel lima feitosa

    Lula contruiu a vida dele em falar só mentiras . Será que vai ter gente que vai acredita nos depoimentos do mestre em mentir?

    Curtir

  10. Reinaldo Favoreto

    advogado no brasil faz um ano todo sobre “como enrolar processos indefinidamente pra receber eternamente”

    Curtir