Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Datas-chave da vida de Elizabeth II

A rainha Elizabeth II, da Inglaterra, comemora oficialmente, no primeiro fim de semana de junho, o 60º aniversário de sua entronização. Seguem as datas-chave de sua vida:

21 de abril de 1926: Nasce, em Londres, Elizabeth Alexandra Mary, primogênita do duque e da duquesa de York, que se tornariam rei George VI e rainha consorte Elizabeth, mais conhecida como rainha mãe. A família se amplia em 1930, com a chegada de Margareth.

11 de dezembro de 1936: Elizabeth se torna herdeira com a subida de seu pai ao trono, após a abdicação de seu tio Edward VIII para se casar com a americana divorciada Wallis Simpson.

21 de abril de 1947: Durante uma viagem à África do Sul com sua família, Elizabeth se compromete a “dedicar a vida” a servir a seu povo.

20 de novembro de 1947: Elizabeth se casa com o príncipe e primo Philip, em uma cerimônia simples na Abadia de Westminster. Charles, herdeiro do trono, nasce em 1948, seguido de Anne, em 1950; Andrew, em 1960; e Edward, em 1964.

1952: Elizabeth substitui seu pai, doente, em um giro pela Comunidade Britânica, acompanhada por Philip. Em 6 de fevereiro, no Quênia, ela recebe a notícia da morte do pai.

2 de junho de 1953: Após o período de luto, é coroada e se torna rainha. A cerimônia, na Abadia de Westminster, é transmitida ao vivo pela TV.

1977: Comemora seu Jubileu de Prata. A banda Sex Pistols perturba os festejos com a música “God Save the Queen”, primeira afronta à monarquia, classificada de regime fascista. A capa do disco mostra a rainha com uma tarja preta tampando seus olhos e boca.

1981: Charles, príncipe de Gales, casa-se com Diana Spencer em uma cerimônia grandiosa, transmitida para milhões de pessoas. As brigas do casal, evidentes desde o primeiro momento, representam um duro golpe para a monarquia.

25 de dezembro de 1992: Em seu tradicional discurso de Natal, a rainha fala sobre o “annus horribilis”, marcado pela separação de seus filhos Charles e Andrew, o divórcio de sua filha Anne e um incêndio no Castelo de Windsor em novembro.

Charles e Diana divorciam-se em 1996. O herdeiro do trono se casaria discretamente com a amante, Camilla Parker Bowles, em 2005.

31 de agosto de 1997: A princesa Diana morre num acidente de carro em Paris. A reação fria da soberana, em contraste com a dor do povo, gera críticas.

2002: Morrem sua irmã Margareth, em 9 de fevereiro, e, em 30 de março, a rainha mãe, aos 101 anos.

29 de abril de 2011: Seu neto William, segundo na linha de sucessão, casa-se com Kate Middleton, em uma cerimônia transmitida para 2 bilhões de telespectadores, que inaugura um novo capítulo na história da monarquia britânica.

Maio de 2011: Elizabeth II faz uma visita histórica de reconciliação à Irlanda, a primeira de um monarca britânico desde a independência, em 1922. Em um discurso com palavras em irlandês, ela expressa compaixão com as vítimas de uma história comum turbulenta.

Outubro de 2011: Inaugura, na Austrália, a reunião de cúpula da Comunidade Britânica, em que se decide uma mudança nas regras de sucessão do trono, que elimina a prioridade dos homens e a discriminação aos católicos.

Dezembro de 2011: O príncipe Philip, 90, passa por uma cirurgia de emergência para a desobstrução de uma artéria coronariana.