Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Crea aponta risco de novas explosões de bueiros

Em vistoria, técnicos detectam presença de gás em nove câmeras subterrâneas. Jogo no Facebook satiriza os incidentes

Por Da Redação 8 jul 2011, 13h20

Uma vistoria realizada na manhã desta sexta-feira por técnicos da Light e do Crea-RJ confirmou o que as recentes explosões de bueiros já evidenciavam: as ruas do Rio de Janeiro são verdadeiros campos minados. De 12 bueiros já analisados no Centro e em Copacabana, nove apresentaram presença de gás, sendo que em cinco deles foi detectado risco máximo de explosão.

A maior parte dos bueiros vistoriados fica no entorno da Rua da Assembleia, no Centro, onde quatro bueiros explodiram na última segunda-feira. Para verificar a presença de gás, os técnicos usam um aparelho chamado explosímetro. Os dados revelados pela inspeção colocam a CEG (Companhia Estadual de Gás) numa situação crítica. O prefeito Eduardo Paes convocou para uma reunião, nesta tarde, no Palácio da Cidade representantes da Light, da Companhia Estadual de Gás, da Agência Nacional de Energia Elétrica, do Crea-RJ, do Ministério Público e do governo estadual para discutir a situação dos bueiros na cidade e exigir providências imediatas para garantir a segurança da população.

Na última quarta-feira, a Light assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, no qual foi estabelecida multa de 100.000 reais para cada explosão de bueiro que causar morte, lesão corporal e dano ao patrimônio público ou privado. No acordo, a empresa também se compromete a reformar, até 2013, as 4.000 câmaras subterrâneas que apresentam maior risco à população.

Trágico e cômico – As explosões de bueiros nas ruas do Rio já viraram motivo de piada nas ruas e nas redes sociais. No Facebook, o joguinho “Desafio Boom-eiro” permite que o internauta controle um personagem que desvia de bueiros em chamas e de buracos pela Rua Bueiros Aires. Até às 13h desta sexta-feira, 1.397 pessoas já tinham curtido o aplicativo.

Continua após a publicidade
Publicidade