Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Crea aponta risco de novas explosões de bueiros

Em vistoria, técnicos detectam presença de gás em nove câmeras subterrâneas. Jogo no Facebook satiriza os incidentes

Uma vistoria realizada na manhã desta sexta-feira por técnicos da Light e do Crea-RJ confirmou o que as recentes explosões de bueiros já evidenciavam: as ruas do Rio de Janeiro são verdadeiros campos minados. De 12 bueiros já analisados no Centro e em Copacabana, nove apresentaram presença de gás, sendo que em cinco deles foi detectado risco máximo de explosão.

A maior parte dos bueiros vistoriados fica no entorno da Rua da Assembleia, no Centro, onde quatro bueiros explodiram na última segunda-feira. Para verificar a presença de gás, os técnicos usam um aparelho chamado explosímetro. Os dados revelados pela inspeção colocam a CEG (Companhia Estadual de Gás) numa situação crítica. O prefeito Eduardo Paes convocou para uma reunião, nesta tarde, no Palácio da Cidade representantes da Light, da Companhia Estadual de Gás, da Agência Nacional de Energia Elétrica, do Crea-RJ, do Ministério Público e do governo estadual para discutir a situação dos bueiros na cidade e exigir providências imediatas para garantir a segurança da população.

Na última quarta-feira, a Light assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, no qual foi estabelecida multa de 100.000 reais para cada explosão de bueiro que causar morte, lesão corporal e dano ao patrimônio público ou privado. No acordo, a empresa também se compromete a reformar, até 2013, as 4.000 câmaras subterrâneas que apresentam maior risco à população.

Trágico e cômico – As explosões de bueiros nas ruas do Rio já viraram motivo de piada nas ruas e nas redes sociais. No Facebook, o joguinho “Desafio Boom-eiro” permite que o internauta controle um personagem que desvia de bueiros em chamas e de buracos pela Rua Bueiros Aires. Até às 13h desta sexta-feira, 1.397 pessoas já tinham curtido o aplicativo.