Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Confronto marca 2º protesto em São Paulo; 8 são detidos

O segundo protesto organizado pelo Movimento Passe Livre contra o aumento da tarifa de transporte público na capital paulista foi palco de novos confrontos entre manifestantes e a Polícia Militar. Ao todo, oito pessoas foram detidas.

Quando a confusão teve início, a passeata nem sequer havia começado: depois de passar cerca de uma hora concentrados na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, os manifestantes decidiram seguir pela Avenida Rebouças até o Largo da Batata, em Pinheiros. A polícia, contudo, vetou o itinerário, exigindo que o protesto seguisse pela Rua da Consolação até a Praça da República, no Centro. Foi então que começou o confronto. Os agentes lançaram bombas de gás lacrimogêneo e os manifestantes atearam fogo a lixeiras para formar barricadas.

Após a confusão, um grupo tentou reorganizar o protesto em marcha pela Rua da Consolação, enquanto outros manifestantes seguiram por ruas laterais do bairro de Higienópolis. Novamente, confronto: a PM voltou a lançar bombas de gás, e manifestantes tentaram se abrigar em edifícios residenciais. A Consolação chegou a ser fechada para circulação de veículos, mas foi totalmente liberada pouco antes das 21 horas. Um pequeno grupo seguiu, então, para a região central da cidade. Houve novos conflitos perto da estação Anhangabaú do Metrô e em frente ao Teatro Municipal.

Em entrevista coletiva, o secretário de Segurança Pública Alexandre de Moraes falou que há criminosos infiltrados entre os manifestantes. Segundo ele, a polícia lançou bombas para dispersar a manifestação quando um grupo tentou furar o bloqueio que impedia que o protesto seguisse pela Rebouças. “O traçado vai ser cumprido”, afirmou.

Moraes disse que os representantes do MPL foram chamados para reuniões sobre o trajeto do protesto, mas não compareceram. “Solicitamos à prefeitura a transferência das linhas de ônibus da Consolação, retiramos o lixo da via para que não fossem formadas barricadas, mas os manifestantes tentaram seguir pela Rebouças. Esses criminosos infiltrados não vão bagunçar a cidade toda”, afirmou. Ele prometeu que a estratégia desta terça será usada em todas as manifestações.

https://www.youtube.com/watch?v=MGiFtixNuaY
https://www.youtube.com/watch?v=z82YQpr3wH4

https://storify.com/vejanoticias/acompanhe-o-2o-protesto/embed?border=false