Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Complexo do Alemão terá UPP em março, diz Beltrame

Por Da Redação 8 set 2011, 15h55

Por Solange Spigliatti

São Paulo – O Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, terá, a partir de março do próximo ano, uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). As informações foram divulgadas pelo secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, durante entrevista nesta manhã à rádio CBN. A região foi palco de tumultos entre policiais militares e moradores nos últimos dias. De acordo com Beltrame, a UPP vai ser implantada em quatro etapas, com 500 homens em março, 500 em abril, 500 em maio e 700 em junho, totalizando 2.200 homens. A unidade deve ser instalada até junho.

Nesta manhã foi anunciado também que os militares da Força de Pacificação do Exército que atuam na ocupação do Complexo do Alemão vão contar com o apoio de sociólogos, antropólogos e psicólogos para ajudar a melhorar o relacionamento com a comunidade. O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, esteve reunido na manhã de hoje com o comando da Força de Pacificação. Desde o início da semana, moradores têm reclamado da truculência dos militares durante as abordagens.

“Realizamos periodicamente encontros com a comunidade para ouvir as demandas e reclamações. A partir de agora, cada uma dessas reuniões vai contar com a presença de um representante da Força”, disse Neves. “Do ponto de vista da retomada do território, fomos bem sucedidos. Os investimentos sociais também. Há um terceiro componente, mais complexo, que diz respeito ao diálogo com a comunidade.”

Continua após a publicidade
Publicidade