Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Reforma mostra ‘alta capacidade’ de negociação de Lula, diz Renan Filho

Em participação no programa Os Três Poderes, ministro dos Transportes, do MDB, diz que 'presidente foi ao extremo' nas negociações para acomodar o Centrão

Por Da Redação Atualizado em 8 set 2023, 13h10 - Publicado em 8 set 2023, 09h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), foi o convidado da edição desta sexta-feira, 8, da live de Os Três Poderes, programa com análises sobre os principais fatos da semana, transmitido em todas as redes de VEJA. Uma das pautas em discussão foi a primeira reforma ministerial de Lula, tema da reportagem de capa da revista.

    Publicidade

    Questionado sobre a entrada do PP e do Republicanos na Esplanada, o ministro afirmou que “todo governo precisa no Brasil garantir governabilidade e sustentação congressual”, porque “sem isso é muito difícil implantar a sua agenda”. “O presidente Lula vem demonstrando, desde a campanha, que tem alta capacidade de articulação política”, disse Renan Filho.

    Publicidade

    Publicidade

    “Depois de oito meses de governo, e observando que precisaria crescer um pouquinho mais a base, ele traz o Republicanos e o PP, sobretudo na Câmara dos Deputados, pra dar mais um passo no que concerne a ter uma sustentabilidade do governo no Congresso Nacional mais robusta. Isso é importante, todo governo precisa disso. O presidente Lula sabe bem disso e ele tem capacidade de organizar articulação. Foi isso que ele fez nessa pequena reforma”, acrescentou.

    Publicidade

    Ainda no mesmo tema, o emedebista afirmou que “as mudanças são difíceis” e que “o presidente negociou bastante”. Especificamente sobre a saída de Ana Moser do Esporte para a entrada de André Fufuca, o ministro disse que não foi uma decisão confortável para o presidente. “Ele [Lula] deixou claro que não gostaria de mudar ministros, muito menos a Ana Moser, que é uma pessoa que tem relação próxima, que trabalhou na campanha, que o presidente tem admiração por ela. Mas, como precisa, é uma imposição fática, não é preferência”, salientou o ministro.

    Continua após a publicidade

    “Essa reforma foi com esse claro objetivo [sustentabilidade na Câmara] e o presidente Lula, muito experiente no campo da política, percebeu que esse era o caminho. Mas ele não fez de maneira graciosa, ele negociou, ele levou ao extremo [as negociações] e fez valer o interesse do Executivo nessa reforma”, completou o ministro dos Transportes.

    Publicidade

    Assista a entrevista completa:

    Publicidade

    Por que os ministérios são tão cobiçados? Entre os motivos, conforme mostra capa de VEJA, estão: poder, aumento de cacife político dos partidos à frente das pastas e acesso a verbas bilionárias. Além disso, o cargo pode ser um propulsor natural de carreiras em Brasília, tendo em vista os casos de FHC e Dilma Rousseff, que foram ministros e posteriormente, presidentes.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.