Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Cias aéreas terão guichês dentro de aeroportos

As companhias têm 60 dias para adequar-se à medida e as regras são válidas em todo o território nacional

Por Da Redação 29 ago 2011, 19h07

As empresas aéreas terão de criar canais de atendimento presencial, além das centrais de atendimento por telefone e internet, para receber queixas e reclamações. A exigência foi estabelecida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em resolução publicada nesta segunda-feira.

Os guichês de atendimento deverão ser implantados em áreas distintas dos balcões de check-in e das lojas destinadas a vendas de passagens, nos aeroportos em que a empresa movimente mais de 500 mil passageiros por ano. As companhias têm 60 dias para adequar-se à medida e as regras são válidas em todo o território nacional para empresas brasileiras e estrangeiras.

Com a nova resolução, a Anac pretende agilizar a solução de eventuais problemas, aumentando a satisfação dos usuários do transporte aéreo. As empresas deverão comunicar aos passageiros o prazo previsto para resposta, que não poderá ser maior do que cinco dias úteis. Precisarão, ainda, elaborar relatórios semestrais sobre os atendimentos, que serão encaminhados à Anac até o trigésimo dia depois do fim de cada semestre.

O atendimento ao passageiro realizado pela Anac continuará sendo prestado normalmente. As queixas e reclamações recebidas pela Agência deverão ser respondidas pelas empresas aéreas em, no máximo, dez dias úteis.

(Com Agência Estado)

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.

Impressa + Digital

Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).

Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.

Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.



a partir de R$ 39,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.

a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)