Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Chuva forte causa alagamentos e interdição em vias de São Paulo

Áreas mais críticas são o centro e a região das marginais Tietê e Pinheiros; cidades da Grande São Paulo, como Coti e Itapevi, também foram muito afetadas

Por Da Redação Atualizado em 28 mar 2018, 18h06 - Publicado em 28 mar 2018, 16h56

A forte chuva que atinge São Paulo na tarde desta quarta-feira deixou a maior parte da cidade em estado de atenção para alagamentos – muitas vias foram interditadas. As áreas mais afetadas são as marginais Tietê e Pinheiros, a Zona Sul e o centro

Em nota, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informou que o centro da cidade, as zonas norte e oeste e as marginais entraram em estado de atenção às 14h38. Mais tarde, às 15h21, foi a vez de as zonas leste, sul e sudeste serem incluídas como áreas de risco. Os bairros mais afetados na capital foram Barra Funda, Lapa e Vila Leopoldina (na Zona Oeste) e Moema e Vila Mariana (na Zona Sudeste). Na Grande São Paulo, as cidades de  Cotia, Itapevi e Carapicuíba também foram muito afetadas.

Segundo a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), foram interditadas as seguintes vias: a Avenida 23 de Maio (em ambos os sentidos, na altura do viaduto Euclides Figueiredo), o túnel do Anhangabaú (em ambos os sentidos), o túnel Max Feffer (sentido bairro) e o túnel Tribunal de Justiça. Outras pontos intransitáveis são o túnel Papa João Paulo II, no sentido do aeroporto, a Praça das Bandeiras com a Avenida Nove de Julho, no centro, a Rua Manoel Dutra, nas proximidades da Praça Quatorze Bis e a Avenida Olavo Fontoura, na altura do número 1.500. 

Congestionamento

O mapa do trânsito da CET contabiliza 131 quilômetros de lentidão. O índice é superior à média para o horário, que varia de 58  a 88 quilômetros.

Há congestionamento nas avenidas Nove de Julho e Tiradentes, pista central. Na Marginal Tietê, a pista local, no sentido Ayrton Senna, tem 17km de lentidão. A pista expressa tem lentidão de Azurita até a Rodovia Castelo Branco e da Freguesia do Ó até Tatuapé. As regiões da Freguesia do Ó até Vila Guilherme e da Otto Baumgart até Freguesia do Ó também trafegam com velocidade reduzida. A Marginal Pinheiros tem lentidão nas pistas expressas, da Eusébio Matoso até a Castelo Branco e de Cidade Jardim até Nova do Morumbi. 

Imagens aéreas feitas pela GloboNews mostraram ruas da região central, próximas aos bairros do Glicério e do Cambuci, totalmente alagadas.

Transporte público

Todas as linhas do Metrô operam normalmente. A linha 9-Esmeralda da CPTM não tem trens circulando entre as estações Grajaú e Jurubatuba, em virtude de problemas técnicos.

Ruas alagadas no bairro do Cambuci, próximo da Rua Justa Azambuja – 28/03/2018 Eline Coragem//Divulgação
Continua após a publicidade
Publicidade