Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bird aprova programa de US$ 8 bilhões contra pobreza no Brasil

O Banco Mundial anunciou nesta terça-feira a aprovação de um programa de luta contra a pobreza em coordenação com o governo brasileiro, que investirá 8 bilhões de dólares entre 2012 e 2015 e que se centrará no nordeste do país.

O objetivo dessa aliança estratégica é tirar 16 milhões de pessoas da pobreza extrema através do programa Brasil sem Miséria.

Cinquenta e nove por cento dos brasileiros que vivem com menos de 1,25 dólar por dia estão concentrados no nordeste do país.

O programa destinará cerca de 5,8 bilhões de dólares para o financiamento federal e estadual, e 2 bilhões de dólares virão da subsidiária do banco para o setor privado, a Corporação Financeira Internacional.

Entre os objetivos está a expansão dos serviços de creche para 40% da população com menos recursos, aumentar os serviços de distribuição de água, reduzir a emissão de gases de efeito estufa e reforçar a gestão financeira de estados e municípios.

O Brasil, com 190 milhões de habitantes, afirma ter tirado da pobreza mais de 30 milhões de pessoas durante os oito anos de governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

De 2003 a 2008, a extrema pobreza foi reduzida de 12% para 4,8%.