Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

O alerta do BC que envolve terrorismo na Coreia do Norte

Ditadura tem deficiências no combate à lavagem de dinheiro, é acusada de financiar o terrorismo e de incentivar a proliferação de armas de destruição em massa

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 jul 2024, 17h17 - Publicado em 21 jul 2024, 17h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Departamento de Supervisão de Conduta da Área de Fiscalização do Banco Central divulgou um comunicado do Grupo de Ação financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (Gafi) advertindo o sistema bancário do Brasil para altos riscos de operações financeiras internacionais envolvendo a Coreia do Norte.

    O comunicado do Gafi relaciona a Coreia do Norte a deficiências na prevenção da lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo internacional e proliferação de armas de destruição em massa pelo mundo. O alerta do BC remete a uma página do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que divulgou os detalhes do comunicado.

    O alerta internacional é feito no momento em que a Coreia do Norte, uma ditadura comunista, estreita as relações com a Rússia, país que invadiu a Ucrânia no início de 2022. No final do mês passado, Vladimir Putin, o líder russo, visitou a capital da Coreia do Norte, Pongyang, e teve reuniões com o ditador coreano King Jong-un.

    Os dois chefes de estado se reuniram reservadamente e anunciaram tratativas para um acordo de assistência mútua em caso de agressão contra um dos dois países. O encontro entre Putin e Kim deixou o Ocidente em alerta para eventuais ações militares.

    Países são orientados a evitar operações financeiras com a Coreia do Norte

    O Gafi advertiu que o país de Kim Jong-un não corrige as deficiências no seu regime de combate à lavagem e ao financiamento do terrorismo. O órgão chama a atenção para as “graves ameaças colocadas pelas “atividades ilícitas” da Coreia do Norte relacionadas com a “proliferação de armas de destruição em massa” e orienta para que os sistemas financeiros encerrem relações de correspondência com os bancos daquele país.

    O Irã também foi alvo do alerta. O país apoia grupos terroristas como Hamas, na Palestina, Hezbollah, no Líbano e Outhi, no Iêmen. O Departamento de Estado dos Estados Unidos identificou um suposto plano do regime dos aiatolás para assassinar o ex-presidente Donald Trump, que sofreu atentado no último sábado. O Irã negou envolvimento.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.