Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Barroso suspende expulsão de diplomatas venezuelanos por dez dias

Ministro do Supremo Tribunal Federal atende pedido do deputado Paulo Pimenta (PT-RS); chanceler terá de explicar se decisão confronta Convenção de Viena

Por Da Redação Atualizado em 2 Maio 2020, 17h37 - Publicado em 2 Maio 2020, 16h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso suspendeu neste sábado (2) a expulsão de diplomatas da Venezuela que estão no Brasil como representantes do governo de Nicolás Maduro. Segundo a determinação de Barroso, a suspensão deverá durar 10 dias, prazo que o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, terá para justificar a expulsão.

    A expulsão de 34 diplomatas e funcionários da embaixada e dos consulados foi determinada pelo Itamaraty na última semana. Pela ordem, os venezuelanos teriam de deixar o país neste sábado, 2.

    A decisão do governo brasileiro tem como base o fato de o presidente Jair Bolsonaro considerar Juan Guaidó, líder da oposição, como presidente legítimo da Venezuela. Bolsonaro também adota a advogada María Teresa Belandria, enviada ao Brasil por Guiadó, como a embaixadora oficial.

    Barroso atendeu a uma liminar pedida pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS). De acordo com o texto, o governo de Jair Bolsonaro teria violado normas constitucionais e tratados internacionais de direitos humanos, assim como a Convenção de Viena, que trata das relações diplomáticas.

    Na sexta-feira 1, o procurador-geral da República, Augusto Aras, recomendou ao chanceler Araújo a suspensão da decisão. Argumentou que a medida, se levada a cabo, significaria o envio de 34 pessoas de volta à Venezuela desafiada por grave crise de saúde pública, causada pela pandemia de Covid-19. Um dia antes, o ministro das Relações Exteriores venezuelano, Jorge Arreaza, recusou-se a aceitar a determinação do Itamaraty que, em seu ponto de vista, descumpre a Convenção de Viena.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.