Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Atentado suicida deixa 3 mortos e 21 feridos no leste da Turquia

(Atualiza o número de vítimas e acrescenta outro incidente).

Istambul, 29 out (EFE).- Ao menos três pessoas morreram e outras 21 ficaram feridas neste sábado em um atentado suicida no centro da cidade de Bingol, no leste da Turquia, informaram as autoridades locais.

Segundo a delegação do Governo em Bingol, entre os mortos está o terrorista suicida que detonou explosivos presos ao corpo no centro da cidade, perto da sede do Governo provincial do governante Partido da Justiça e o Desenvolvimento (AKP).

O atentado ocorreu na avenida Genc, uma das principais da localidade por volta das 13h (8h de Brasília). Pelas primeiras imagens da TV, um restaurante e uma loja de brinquedos foram atingidos na explosão.

O governador de Bingol, Mustafa Hakan Güvencer, contou por telefone à rede ‘NTV’ que 20 pessoas estão internadas em hospitais pelos ferimentos sofridos e ao menos três em estado grave.

Por enquanto, as autoridades turcas não divulgaram a identidade da mulher que realizou o ataque.

Bingol é uma província com muitos moradores da etnia ‘zaza’, que tem oriegem iraniana e de acordo com alguns especialistas faz parte da etnia curda.

Nesta região também vivem muitos membros das chamadas Guardas Rurais, um grupo paramilitar considerado ‘traidor’ pelos militantes do grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), muito ativo na região e considerado terrorista pelo Governo.

Em outro incidente, a Polícia afirmou ter abatido uma mula carregada com 20 quilos de explosivos na província de Hakkari, no sudeste do país. De acordo com informações da tevisão ‘HaberTürk’, acredita-se que os explosivos seriam detonados por controle remoto em um posto policial.

Estes fatos ocorrem no Dia da República, data que marca os 88 anos de fundação do Estado turco em 1923 por Mustafa Kemal Atatürk. EFE

amu/dsm