Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Após ataques, vinte presos do Ceará são transferidos para presídio federal

Detentos seguirão para Mossoró (RN) e, de lá, serão distribuídos entre outras quatro unidades prisionais

Vinte presos do Ceará foram transferidos para o presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na madrugada desta quarta-feira, 9, como reação à onda de ataques no estado. Os presos transferidos são suspeitos de integrar o Comando Vermelho, facção criminosa criada no Rio de Janeiro.

A operação foi realizada de forma conjunta entre o Departamento Penitenciário Federal (Depen), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o governo do Ceará, com início às 2 horas e término às 4h30 da madrugada.

A partir de Mossoró, os detentos serão distribuídos entre as demais quatro unidades penitenciárias federais administradas pelo Depen, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ao mesmo tempo, novas transferências em presídios do Ceará ainda devem ocorrer. O Depen disponibilizou mais vagas e o número total pode chegar a  sessenta.

As primeiras vinte vagas já haviam sido disponibilizadas desde a sexta-feira 4, mas ainda faltava a chegada das autorizações judiciais, que foi comunicada nesta terça-feira ao ministério. A ação coordenada para definir as transferências envolveu o Ministério Publico e o Poder Judiciário do Ceará, o MJSP e a Justiça Federal de Mossoró.

(Com Estadão Conteúdo)