Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo anuncia acordo para suspender a greve de caminhoneiros

Além de falta de gasolina e problemas no transporte, protestos afetam diversos setores da economia. Acompanhe as notícias

Ao final do quarto dia de paralisação dos caminhoneiros, que bloqueou estradas em ao menos 20 estados do país, o governo do presidente Michel Temer (MDB) anunciou um acordo com entidades que representam a categoria para suspender a greve. Anunciado em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto após uma tarde inteira de reuniões, o acerto prevê que o desconto de 10% sobre o preço do diesel será mantido por 30 dias – período maior que os 15 dias oferecidos ontem pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente. O acordo ainda deve ser submetido aos caminhoneiros.

“O que estamos acordando é que o preço ficará fixo no patamar definido pela Petrobras por 30 dias. Nos primeiros 15 dias, voluntariamente proposto pela Petrobras, e, a partir do 16º dia, o governo irá pagar “, disse o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia. 

A greve tem provocado desabastecimento de combustíveis e de alimentos em diversos estados. A elevação no preço do diesel é o principal motivo que leva os caminhoneiros a interromperem o trânsito nas rodovias.

Veja como foram os primeiros dias da greve dos caminhoneiros, a falta de combustível e seus desdobramentos:

 

João Pedroso de Campos 05/24/201821:55

O presidente Michel Temer se manifestou por meio do Twitter sobre o acordo para suspender a greve de caminhoneiros.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201821:30

Entenda o que querem os caminhoneiros que pararam as rodovias do país

Além de protestos contra aumento no preço do óleo diesel, fim do pedágio para eixo suspenso e frete mínimo são outras reivindicações; sem liderança única, movimento mostra desentendimento sobre duração da greve.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201821:23

URGENTE: Governo e entidades anunciam acordo para suspender a greve

Após uma tarde de reunião com os caminhoneiros, o ministro Eduardo Guardia (Fazenda) anunciou um acordo para encerrar a greve da categoria, iniciada na segunda-feira. O acordo prevê que o desconto de 10% sobre o preço do diesel será mantido por 30 dias, período maior que o oferecido ontem pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente.

Outro item do acordo prevê o prazo de 30 dias para reajuste dos combustíveis.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201821:11

Anfavea anuncia paralisação de toda a produção de carros no país

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou que, a partir de amanhã, todas as linhas de produção instaladas no Brasil estarão paradas, em razão da greve de caminhoneiros.

“A greve afetará significativamente nossos resultados tanto para as vendas, quanto para a fabricação e exportação”, diz nota da associação.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201820:47

Eunício já admite votar projeto que zera PIS-Cofins do diesel

“Temos de buscar um entendimento, não no projeto em si, mas em relação à grave crise que todos nós estamos presenciando neste momento na rede de abastecimento de combustíveis. Não estou preocupado com o projeto, de que forma vai ser votado, hoje ou amanhã. Estou preocupado com o entendimento para o país voltar à normalidade”, afirmou o presidente do Senado.

Uma das condições dos caminhoneiros para suspender a paralisação é a aprovação do projeto, já votado na Câmara.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201820:44

No Radar: Mais de três mil prefeitos estão ‘presos’ em Brasília

Chefes municipais foram à capital para participar da XXI Marcha a Brasília. Greve impede que caminhões com querosene de aviação cheguem ao aeroporto Juscelino Kubitschek.

Leia aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201820:33

Ações caem 14% e Petrobras perde R$ 47 bi em valor de mercado

As ações da Petrobras desabaram cerca de 14% na bolsa brasileira nesta quinta-feira, levando a perda de 47 bilhões de reais em valor de mercado da estatal, após a companhia reduzir o preço do diesel por causa dos protestos dos caminhoneiros, deixando investidores apreensivos com o risco de interferência política na petrolífera com controle estatal.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201820:27

Preço da gasolina varia até 99,85% nos postos

Sem combustível, alguns postos aproveitaram para reajustar seus preços. Levantamento feito pela ValeCard, empresa especializada em gestão de frotas, mostra uma variação de até 99,85% no preço do litro da gasolina entre postos de todo o Brasil.

Dentre as redes credenciadas na companhia, o valor mais baixo do combustível é de 3,49 reais, enquanto o mais alto foi de 6,94 reais.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201820:15

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) divulgou os níveis de operação dos ônibus metropolitanos em seis regiões durante a tarde desta quinta-feira, 24. A estatal ressalta que “as empresas de ônibus metropolitanos estão enfrentando problemas de abastecimento” e que há orientação de “priorizar a operação nos horários de pico e nas linhas onde há maior número de passageiros transportados”.

Região Metropolitana de São Paulo: 80% da frota de 4.300 ônibus estão em circulação

ABC Paulista: 90% da frota em circulação

Região Metropolitana de Campinas: 50% da frota de 500 ônibus estão em circulação

Vale do Paraíba e Litoral Norte: 70% da frota de 350 ônibus estão em circulação

Região Metropolitana de Sorocaba: 90% da frota de 170 ônibus estão em circulação

Baixada Santista: 60% da frota de 500 ônibus estão em circulação

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201819:48

PM reduz rondas de patrulhamento em SP para economizar gasolina

Prevendo problemas para reabastecer as viaturas, a Polícia Militar de São Paulo adotou nesta quinta-feira, 24, mudanças na sua rotina de patrulhamento. De acordo com a Secretaria da Segurança do Estado de São Paulo, a pausa adotada pelos policiais durante as rondas será estendida em dez minutos a cada hora, sem que isso, no entanto, comprometa o serviço.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201819:45

SP terá redução de frota de ônibus e suspensão de coleta de lixo

Prefeitura paulistana informou que a frota de ônibus pode ser reduzida em até 50% nesta sexta-feira. As linhas noturnas terão maior tempo de intervalo entre uma viagem e outra – linhas com intervalos de 15 minutos passarão para 30 minutos e as com meia hora sairão de uma em uma hora. Em razão disso, o rodízio municipal de veículos será suspenso novamente.

A coleta de lixo em São Paulo é outro serviço a ser afetado. A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) informou que a coleta de resíduos domiciliares (lixo comum e recicláveis) estará suspensa nesta sexta-feira.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201819:42

Greve de caminhoneiros deve afetar faturamento do comércio eletrônico

As vendas no comércio eletrônico brasileiro também devem sentir os efeitos da greve dos caminhoneiros. Segundo a Ebit, especializada em informações sobre o setor, a expectativa de faturamento para maio, que era de 4,58 bilhões de reais, passou a 4,3 bilhões de reais, uma redução de 6%. Em abril, o faturamento foi de 3,79 bilhões de reais.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201819:30

Litoral do Paraná tem porto vazio, bloqueio de ferrovia e aulas suspensas

No Porto de Paranaguá (veja abaixo), maior porto exportador de produtos agrícolas do Brasil, a chegada de caminhões com grãos está paralisada. Na tarde desta quinta, o pátio reservado para os caminhões graneleiros estava totalmente vazio. O embarque se mantém com a reserva acumulada, mas o estoque tem caído rapidamente. Por volta das 17h30 desta quinta, metade da capacidade dos armazéns estava ociosa.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201818:46

Pressionado por grevistas, Eunício convoca reunião com líderes do Senado

Diante do alerta de representantes dos caminhoneiros que não suspenderão as paralisações enquanto não estiver vigente a isenção do PIS/Cofins sobre o óleo diesel, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), decidiu retornar de Fortaleza a Brasília e convocou uma reunião de líderes da Casa para as 19h desta quinta-feira. No encontro, os senadores devem avaliar se haverá quórum suficiente para votar a medida. Eunício deve convocar uma sessão da Casa para esta sexta-feira, 25.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201818:29

TRF4 suspende expediente e prazos processuais nesta sexta-feira

Em função da greve de caminhoneiros, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre, suspendeu o expediente e transferiu para a próxima segunda-feira, 28, os prazos processuais que vencem nesta sexta-feira, 25.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201818:25

Greve dos caminhoneiros pode adiar rodada do Campeonato Brasileiro

A diretoria de Competições da CBF está acompanhando a situação de aeroportos e companhias aéreas. Até o início da tarde desta quinta-feira, a entidade tinha a informação de que os voos previstos para o transporte das equipes estavam confirmados e que, até então, todos os jogos estavam mantidos.

A CBF deixou claro, no entanto, que a situação poderia mudar ao longo do dia ou até o final de semana, dependendo do andamento da greve.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201818:22

ANP anuncia medidas para garantir abastecimento e inibir preços abusivos

Entre providências estão a flexibilização da obrigatoriedade de mistura de biodiesel no diesel e de etanol anidro na gasolina e a suspensão da exigibilidade de estoques mínimos de gasolina e diesel, querosene de aviação (QAV) e gás de botijão (GLP).

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201818:04

Greve de caminhoneiros afeta abastecimento de oxigênio em hospitais na BA

A situação mais grave é na cidade de Juazeiro, no norte baiano, onde os dois principais hospitais só têm oxigênio para até esta sexta-feira.

No Hospital Materno-infantil (gestão municipal) há apenas um tubo de 1.500 metros cúbicos de oxigênio e 120 cilindros de 8 a 25 metros cúbicos, segundo a Prefeitura. A direção do Hospital Regional (gerido pelo estado), que aguarda a chegada de 4.000 metros cúbicos de oxigênio, não informou a quantidade atual, mas garantiu que o volume é suficiente para até o meio dia de amanhã.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201817:54

Em áudio vazado, ministros do STF criticam greve de caminhoneiros

Em uma conversa vazada em microfones do plenário do Supremo, os ministros Gilmar Mendes e Celso de Mello criticaram a greve de caminhoneiros.

“Que crise, hein! Guiomar [esposa de Gilmar] está na rua agora. Está impossível”, disse Gilmar Mendes ao colega. Em seguida, Mello respondeu: “Um absurdo, faz-nos reféns. Tudo bem que eles até podem ter razão aqui, mas isto é um absurdo. Minha filha está vindo de São Paulo…”.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201817:38

Produtores descartam 500 mil litros de leite por dia em MG

Os produtores de leite da cidade de Passos (MG), a cerca de 350 km de Belo Horizonte, estão descartando cerca de 500.000 litros da bebida por dia por não conseguirem transportar o produto. No Paraná, também foi registrado descarte de leite.

Leia mais aqui.

Curtir

Anônimo
João Pedroso de Campos 05/24/201817:25

McDonald’s e Burger King devem ser impactados por greve

Segundo o McDonald’s, é “provável” que faltem produtos do cardápio em alguns restaurantes da rede. Nas redes sociais, usuários relatam a falta de ingredientes em unidades da rede em Belo Horizonte.

No Burger King, a situação é semelhante. A rede de fast food afirmou que a venda de seus produtos poderá ser suspensa temporariamente até que a situação se normalize. “O protesto dos caminhoneiros em todo Brasil tem impactado o abastecimento de insumos em inúmeras redes de alimentação”, disse a empresa, em nota.
Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201817:18

Supermercados Extra, Assaí e Pão de Açúcar sofrem com falta de produtos

Com a greve de caminhoneiros, unidades dos supermercados Extra, Assaí e Pão de Açúcar já registram falta de itens do setor de hortifrúti. Segundo o GPA, que controla essas marcas, os estoques de carnes e aves também começam a ser impactados, “o que poderá causar faltas pontuais em lojas Extra e Pão de Açúcar” a partir de hoje.

O grupo diz que está identificando fornecedores locais “para tentar mitigar os impactos da falta de abastecimento”.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201817:13

Governo consegue liminares que proíbem obstrução de rodovias em 9 estados

A Advocacia-Geral da União (AGU), que representa o governo judicialmente, conseguiu 14 decisões liminares, até momento, que proíbem a obstrução de rodovias federais em nove estados e no Distrito Federal.

Os caminhoneiros em greve contra alta do preço do diesel não poderão obstruir rodovias em Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Goiás, Santa Catarina, Pernambuco, Paraíba, Rondônia, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201816:40

No Rio, álcool comprado em supermercado vira combustível

Depois de empurrarem o carro até um posto na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e constatarem que não lá não havia mais gasolina ou etanol, alagoanos decidiram apelar para um plano B: despejaram no tanque oito garrafas de álcool etílico hidratado.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201816:36

Associação de caminhoneiros abandona reunião e mantém greve

O presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, deixou a reunião no Palácio do Planalto antes do término do encontro. Ele afirmou que a entidade mantém posição de manutenção da greve dos caminhoneiros, mas que outras entidades da categoria aceitaram suspender temporariamente a paralisação.

“Enquanto o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), não entregar projeto votado e assinado pelo presidente Michel Temer, da minha parte não levanto o movimento”, disse Lopes a jornalistas depois de sair da reunião sem que ela tivesse terminado.

Leia mais aqui.

Curtir

Fabiana Futema 05/24/201816:29

“A coisa está feia”, diz cantor Gusttavo Lima sobre a greve

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201816:13

Greve de caminhoneiros pode afetar abastecimento de água no Rio, diz Cedae

Nesta quinta-feira, 24, o governo do Estado do Rio de Janeiro e a Cedae, empresa estadual de distribuição de água e tratamento de esgotos, divulgaram um comunicado afirmando que os bloqueios das carretas nas rodovias podem provocar redução da produção de água em todo o estado.

O governo fluminense e a empresa afirmaram que estão em contato com os fornecedores de produtos químicos e órgão competentes a fim de evitar que haja atrasos e interrupção no fornecimento, como forma de garantir o tratamento de água nas estações operadas pela Cedae.

Leia mais aqui.

Curtir

Fabiana Futema 05/24/201816:09

Taxistas de SP têm combustível até sexta

O sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxi no Estado de São Paulo (Simtetaxis) informa que os cerca de 120.000 motoristas no Estado de São Paulo têm conseguido realizar viagens nesta quinta-feira, 24, apesar da greve dos caminhoneiros iniciada na segunda-feira.

O sindicato informa que os motoristas se valeram de convênios que têm com alguns postos e conseguiram abastecer seus veículos. Mas dizem que preveem dificuldades para rodar já a partir desta sexta-feira, 25.

Ainda de acordo com o sindicato, os motoristas de táxi do Estado de São Paulo estão tendo que realizar horas extras de trabalho para compensar o aumento dos preços dos combustíveis, e ter uma margem de lucro maior.

Curtir

Fabiana Futema 05/24/201815:51

Madero diz que restaurantes podem fechar a partir de sábado

A paralisação dos caminheiros autônomos pode afetar o funcionamento do restaurante Madero. A afirmação é do presidente da rede, Júnior Durski. “Ainda estamos vivos. Para hoje e amanhã estamos fazendo o reposicionamento de produtos dentro da mesma cidade e garantindo a abertura das lojas, mas a partir de sábado não teremos mais estoque”, diz o executivo.

A rede tem 131 lojas em 17 estados, 5.200 funcionários e fatura entre 3 milhões de reais e 4 milhões de reais por dia. “Vão faltar produtos, principalmente para os sanduíches, que representam 70% das nossas vendas.”

Leia mais aqui.

Curtir

Fabiana Futema 05/24/201815:46

Aeroporto de Cofins aciona plano de contingência

A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, Região Metropolitana da capital, acionou plano de contingência para garantir o abastecimento de aeronaves na planta, por causa da paralisação dos caminhoneiros. O aeroporto já passou a operar com restrições.

A concessionária recomenda aos passageiros que “entrem em contato com as companhias aéreas e consultem a situação dos voos antes mesmo do deslocamento até o aeroporto”, diz a empresa, em nota. O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é o principal de Minas Gerais. (Com Estadão Conteúdo)

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201815:45

Hospitais de SP alertam Temer sobre risco de desabastecimento de oxigênio, materiais e medicamentos

A Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEHOESP) enviou um e-mail ao presidente Michel Temer (MDB), e aos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Eunício Oliveira (MDB-CE), em que alerta para a iminência de desabastecimento de oxigênio, materiais, medicamentos e insumos nos hospitais.

“Precisamos garantir com urgência o abastecimentos das redes de saúde para manter o atendimento à população. Trabalhamos com estoques reduzidos e necessitamos de abastecimentos regulares, como por exemplo, de 2 em 2 dias, 3 em 3 dias, no caso de reposição de oxigênio”, diz o presidente da federação, Yussif Ali Mere Junior.

No comunicado, Mere Junior ressalta ainda que o recolhimento de lixo hospitalar está comprometido pela greve de caminhoneiros.

Curtir

Fabiana Futema 05/24/201815:39

Caixa adia abertura de exposição

A Caixa Cultural São Paulo informa que a abertura da exposição “Labirinto de Amor”, de Jorge Fonseca, será adiada para a próxima terça-feira (29), devido a problemas de logística em decorrência da greve dos caminhoneiros.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201815:37

Aeroporto de Guarulhos tem combustível para voos que saem dele

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, divulgou uma nota em que informa que possui combustível suficiente para abastecer os voos que partem do terminal. “Ressalta que está atento às decisões das companhias áreas com voos destino para aeroportos impactados pela falta de abastecimento, bem como os voos de outros estados, que tenham como destino o Aeroporto Internacional de São Paulo”.

O comunicado recomenda aos passageiros que monitorem os voos junto às companhias aéreas e “fiquem atentos às condições do trânsito até o local por conta das manifestações dos motoristas de caminhões”.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201815:23

Carrefour limita compras a 5 unidades por produto

Uma foto tirada em Brasília mostra uma placa exposta na entrada de uma unidade do Carrefour em que se lê: “Atenção clientes, devido à greve dos caminhoneiros, e para que todos os nossos clientes consigam aproveitar nossos preços e ofertas, estamos limitando a venda a, no máximo, cinco unidades de cada item por compra”.

A assessoria de imprensa da rede de supermercados confirmou a autenticidade da imagem e disse que “é uma medida preventiva para melhor atender ao consumidor”. Ainda assim, garantiu que “o abastecimento segue sem muitos problemas em suas lojas em função dos volumes de estoques”.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201814:52

No blog VEJA Rio Grande do Sul:

Cidade gaúcha apoia caminhoneiros e comércio fecha as portas

Com economia baseada na agricultura, especialmente na produção de abacaxi e banana, a cidade de Terra de Areia, a 122 km de Porto Alegre, com 11.000 habitantes, parou na manhã desta quinta-feira (24). Os moradores decidiram apoiar a paralisação dos caminhoneiros contra o aumento do preço dos combustíveis.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/24/201814:48

TRF4 reconsidera decisão e proíbe bloqueio de estradas gaúchas

Se ontem a desembargadora Vivian Josete Pantaleão Caminha, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) não concedeu liminar favorável ao governo federal, que pedia multa aos caminhoneiros que bloqueassem as rodovias gaúchas, nesta quinta-feira (24) a juíza reconsiderou sua decisão.

A partir de agora, os protestos contra o aumento do óleo diesel não podem interromper o trânsito de rodovias. Para reconsiderar sua decisão, a desembargadora levou em conta documentos que relatam conflitos nos locais de barreira.

Entretanto, a desembargadora reafirmou o direito do cidadão manifestar seu pensamento e reivindicar o que entende como justo e legítimo.

“Nesse contexto, considerando a necessidade de assegurar o pleno exercício da liberdade de manifestação e do direito de reunião, evitando a ocorrência de eventuais excessos (ilícitos) e/ou atos atentatórios à posse de bens públicos de uso comum do povo, é de se acolher em parte o pedido de concessão de liminar, para determinar aos que ocupam as rodovias federais do estado de Rio Grande do Sul que se abstenham de desencadear ou manter movimento que não seja pacífico e obstar a livre circulação daqueles que desejem trafegar em tais vias”, concluiu.

Curtido por 1 pessoa

Anônimo
Anônimo
Anônimo
Leticia Fuentes 05/24/201814:17

Motoristas de apps e motociclistas também bloqueiam refinaria no Rio

Aos gritos de “Fora, Temer!”, “Bolsonaro!”, pedidos de intervenção militar, e críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, mais de uma centena de motoristas de aplicativos e motociclistas se juntaram aos caminhoneiros que bloqueiam as saídas da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense. De acordo com o presidente do motoclube Guardians, Maxwell Souza, mais de 1.000 motociclistas são esperados no local e as adesões de motoclubes acontecem em todo o país.

Curtir

Anônimo
Anônimo
Leticia Fuentes 05/24/201814:07

Procon interdita posto que vendia gasolina por 8,99 reais no Recife.

No Distrito Federal, o litro chegou a custar 9,99 reais, mas baixou após denúncias de cobranças abusivas. Na semana passada, antes das paralisações, a gasolina custava em média 4,24 reais no estado.

Curtir

Leticia Fuentes 05/24/201813:56

Aeroporto de Congonhas precisou de escolta da PM para não ficar sem combustível para aviões.

A Polícia Militar escoltou três caminhões com combustível até o local, que fica na Zona Sul de São Paulo. A operação ocorreu na noite desta quarta-feira (23) para evitar o desabastecimento do aeroporto. A greve dos caminhoneiros, iniciada na segunda-feira, está provocando a falta de combustível em todo o país.

Curtir

Fabiana Futema 05/24/201813:35

São Paulo não tem mais etanol e estoque de gasolina acaba hoje

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo, José Alberto Paiva Gouveia, disse que já não tem mais etanol em praticamente nenhum posto do estado e a gasolina e diesel acabam na tarde desta quinta-feira, 24.

“Geralmente, temos estoque para dois a três dias de consumo. Como não recebemos nada de combustível nesta semana, os postos já estão com seus estoques zerados”, diz Gouveia.
Motoristas que precisam abastecer o carro não encontram combustível. Nos postos que ainda vendem, existem filas e os preços foram remarcados. O Procon de Pernambuco autuou postos que vendiam o litro da gasolina por 8,99 reais. Em Brasília, houve quem vendesse a gasolina por 9,99 reais.

Curtir

Anônimo
Anônimo
Leticia Fuentes 05/24/201813:14

Abastecimento de remédios é afetado em farmácias no Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) afirmou nesta quinta-feira (24) que a paralisação de caminhoneiros está afetando o abastecimento de medicamentos no país. O principal mercado, a cidade de São Paulo, ainda não sente os impactos, mas há dificuldades maiores nos estados de Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais, conforme afirmou o presidente da entidade, Sergio Mena Barreto.

(Com Estadão Conteúdo)

Curtir

Fabiana Futema 05/24/201813:02

Viagem de Eunício irrita presidente de associação de caminhoneiros

O presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, se irritou com a notícia de que o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), viajou para o Ceará para cumprir uma agenda local. A expectativa dele era que o Senado votasse ainda hoje o projeto aprovado ontem na Câmara de que zera a PIS/Cofins sobre o diesel até o fim do ano.

“Se o presidente do Senado viajou para o Ceará, é porque quer ver o circo pegar fogo mesmo. Aí não é só presidente e o ministro da Casa Civil que vão ser responsáveis por isso, ele também. O presidente da Câmara fez a parte dele”, afirmou Fonseca. “Um já fez e outro está na casa dele tomando uisquinho e tomando água e coco e nós aqui estamos comendo o pão que o diabo amassou. Se for isso, a coisa não vai ficar boa.”

Curtir

Leticia Fuentes 05/24/201813:00

Light restringe atendimento no Rio por falta de combustível para abastecer carros.

De acordo com a empresa de energia, o plano de contingência dará prioridade aos serviços considerados essenciais, como hospitais, delegacias e escolas, e aos emergenciais, como os que colocam em risco a segurança dos clientes.

Curtir

Leticia Fuentes 05/24/201812:47

Eunício Oliveira deixa Brasília e Senado não deve votar esta semana reoneração.

O presidente do Senado deixou a capital federal nesta quinta-feira (24) para uma agenda no Ceará, seu estado natal. O emedebista deve ficar fora de Brasília até o fim de semana, o que significa que o Senado não deve votar ainda nesta semana o projeto que reduz neste ano a desoneração da folha de pagamento para 28 setores da economia, aprovado na quarta-feira (23), na Câmara dos Deputados.

(Com Estadão Conteúdo)

Curtir

Leticia Fuentes 05/24/201812:43

Cargas vivas ainda não foram liberadas nos bloqueios.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) emitiu comunicado nesta quinta-feira (24), afirmando que os animais que estavam sendo transportados como carga viva ainda não foram liberados em vários pontos de parada do movimento de greve nas estradas. “Recebemos relatos de produtores com caminhões transportando animais parados em bloqueios em todo o país. Há casos de animais com mais de 50 horas sem alimentação”, diz a entidade.

Curtir

Leticia Fuentes 05/24/201812:37

Procon pede que clientes denunciem preços abusivos do combustível em Recife.

Ontem, um posto chegou a cobrar 9 reais pelo litro de gasolina e foi multado horas depois. “Os postos de gasolina não podem se aproveitar de uma escassez temporária do produto para aumentar os preços dos combustíveis”, diz o órgão em comunicado. A orientação é para denunciar imediatamente reajustes súbitos no preço dos produtos.

Curtir

Fabiana Futema 05/24/201812:34

Petrobras perde posição recém-conquistada de maior empresa do país

A Petrobras perdeu o posto de maior empresa na Bolsa de São Paulo em valor de mercado. A estatal foi ultrapassada pela Ambevdepois que suas ações despencaram em meio à pressão pela redução do preço dos combustíveis Por volta das 12h, a Petrobras estava avaliada em 290,9 bilhões de reais e a Ambev em 314,3 bilhões de reais, segundo cálculos da consultoria Econonomatica (leia mais aqui).

Curtir

Leticia Fuentes 05/24/201812:22

Sem resposta da Câmara dos Deputados.

O Senado Federal informou, por meio da assessoria de imprensa, que ainda não recebeu da Câmara dos Deputados o projeto que zera a alíquota das contribuições PIS/Cofins e Cide para o diesel. De acordo com a nota, a Ordem do Dia desta quinta-feira já está encerrada. O projeto precisa passar pelo Senado para depois ser encaminhado à presidência da República. A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), que lidera a paralisação dos profissionais autônomos em todo o país, disse que a greve só será suspensa com a publicação no Diário Oficial da isenção dos tributos.

Curtir

Fabiana Futema 05/24/201812:21

Azul cancela voos em Recife por falta de combustível

A companhia aérea Azul confirmou nesta quinta-feira cancelamentos de voos por falta de combustível. As viagens afetadas são aquelas com origem ou destino no aeroporto do Recife, em Pernambuco. A greve dos caminhoneiros, iniciada na segunda-feira, está provocando o desabastecimento dos aeroportos brasileiros.Leia mais aqui.

Curtir

Leticia Fuentes 05/24/201812:18

Termina reunião de Temer com ministros.

Após mais de duas horas, o presidente Michel Temer encerra a reunião com os ministros Eduardo Guardia (Fazenda), Valter Casimiro (Transportes), Moreira Franco (Minas e Energia), o presidente da Petrobras, Pedro Parente, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. Nenhum dos participantes quis falar com a imprensa ao sair do local.

O encontro é uma reunião preparatória para outra conversa marcada para as 14h desta quinta-feira (24), que inclui o ministro da Casa Civil e representantes dos caminhoneiros.

(Com Estadão Conteúdo)

Curtir

Leticia Fuentes 05/24/201812:07

Curitiba envia caminhões-tanque escoltados para abastecer frota de ônibus.

Os veículos chegaram à sede das empresas de transporte na madrugada desta quinta-feira (24) escoltados pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar. De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), o combustível entregue garante a circulação normal dos ônibus na cidade até domingo.

Curtir

Leticia Fuentes 05/24/201812:02

Supermercados de Pernambuco estão abastecidos apenas até o fim de semana.

Em comunicado oficial, a Associação Pernambucana de Supermercados informa que, no momento, apenas os alimentos perecíveis de hortifruti estão sendo afetados. Se a situação não se normalizar até segunda-feira, porém, outros produtos podem faltar nas prateleiras.

Curtir

Leticia Fuentes 05/24/201811:46

Presidente de associação de caminhoneiros nega fim da paralisação.

Em áudio, José da Fonseca Lopes diz que falsas notícias indicaram o fim da paralisação. Segundo ele, qualquer decisão só será tomada após a reunião marcada para as 14h de hoje com os ministros da Casa Civil e dos Transportes.

Curtir

Marcos Rogério Lopes 05/24/201811:40

Quase todo o país está parado

O quarto dia de greve dos caminhoneiros autônomos atinge 23 estados, de acordo com informações da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam). Apenas os estados Acre, Amazonas, Amapá e Rio Grande do Sul. Ao todo, a entidade contabiliza 330 interdições em todo o país.

Curtir

Marcos Rogério Lopes 05/24/201811:30

Além das rodovias, protestos afetam também as marginais de São Paulo

Uma manifestação de caminhoneiros na cidade de São Paulo interdita a faixa da direita da Marginal Pinheiros, na altura da Ponte do Morumbi, de acordo com informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os caminhoneiros também estão bloqueando a Marginal Tietê, na altura da Ponte Julio de Mesquita. Segundo a CET, a via está totalmente bloqueada.

Curtir

Marcos Rogério Lopes 05/24/201811:11

Ações da Petrobras despencam

As ações preferenciais da Petrobras operam em baixa de 12,33% na manhã desta quinta-feira, 24, reflexo da redução de preço do diesel anunciada na véspera pelo presidente da companhia, Pedro Parente. O diesel sairá das refinarias 10% mais barato por um período de 15 dias.

Curtir

Marcos Rogério Lopes 05/24/201811:07

Contradição? Posto faz promoção de gasolina no DF

Uma rede de postos do Distrito Federal está vendendo gasolina comum a 2,98 reais nesta quinta-feira. Diante do alto preço dos combustíveis e da greve de caminhoneiros, que entra em seu quarto dia e já causa desabastecimento em algumas áreas do país, a população aproveita a ação que faz parte do Dia da Liberdade de Impostos.

A intenção é mostrar ao consumidor o peso da carga tributária sobre a gasolina. Mais de 40% do preço do produto é composto de tributos, segundo a rede, localizada na Asa Sul.

Curtir

Marcos Rogério Lopes 05/24/201810:56

Dor de cabeça aos paulistanos

A Prefeitura de São Paulo informa que autorizou as empresas de ônibus a reduzir em até 40% a frota em operação no horário de entrepico (10h às 17h). “A medida é necessária para garantir que a frota esteja operacional no fim da tarde e noite. Em virtude da greve nacional dos caminhoneiros, que afeta o abastecimento de combustível para o sistema municipal de transporte, as empresas estão com baixo estoque de óleo diesel”, diz a nota.

Curtir

Marcos Rogério Lopes 05/24/201810:42

Alimentos já começam a ficar mais caros

A greve dos caminhoneiros começa a ter reflexo no preço dos alimentos. Na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), o quilo da batata asterix, aquela que tem a casca roxa, teve aumento de 82% nesta semana. A batata lavada está custando 40% mais.

Curtir

Marcos Rogério Lopes 05/24/201810:16

Transporte público reduzido no Rio e em Belo Horizonte

Os moradores da cidade do Rio de Janeiro enfrentam problemas para usar o transporte público nesta quinta-feira. O BRT, que circula nas zonas oeste e norte e transporta 380 mil passageiros por dia, tem somente metade da frota circulando. Houve interrupções nos serviços no eixo da Avenida Cesário de Melo, em Campo Grande, zona oeste, e no trecho entre Madureira e a Ilha do Fundão, zona norte, por falta de ônibus. Os intervalos entre os demais coletivos do Rio também estão irregulares.

Em Minas Gerais, os ônibus de Belo Horizonte começaram a operar nesta quinta-feira em escala reduzida em parte do dia. Segundo a BHTrans, empresa responsável pelo transporte público viário na capital, entre 9h e 16h o número de viagens será reduzido pela metade.

Curtir

Marcos Rogério Lopes 05/24/201810:00

Governo faz nova reunião para resolver problema

O presidente Michel Temer está reunido na manhã desta quinta-feira, 24, com os ministros da Fazenda, Eduardo Guardia; dos Transportes, Valter Casimiro; de Minas e Energia, Moreira Franco. Também estão na reunião o presidente da Petrobras, Pedro Parente, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. A realização do encontro foi informada pelo Palácio do Planalto.

Curtir

Marcos Rogério Lopes 05/24/201809:24

Petrobras calcula perda de receita com medida

A Petrobras calcula que a redução do preço do diesel em 10%, anunciada na noite desta quarta-feira, resultará numa diminuição de receita em cerca de R$ 350 milhões, considerando o reajuste no combustível e também a expectativa de vendas no período de 15 dias.

Curtir

Marcos Rogério Lopes 05/24/201809:08

Linhas de ônibus paradas em São Paulo

Devido à greve dos caminhoneiros autônomos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) informou que as empresas de ônibus metropolitanos estão enfrentando problemas de abastecimento.

As linhas da Viação Miracatiba, que saem de Itapecerica da Serra sentido São Paulo e circulam na Rodovia Régis Bittencourt (BR 116), foram paralisadas devido a bloqueio dos caminhoneiros na altura do km 280 da rodovia.

Em Guarulhos, a empresa Vila Galvão está operando com 60% da frota. Ela é a segunda maior empresa da região, opera 27 linhas, com 200 ônibus, e transporta por dia 65 mil passageiros. A Empresa Vila Atual, que também circula em Guarulhos, está com 80% frota em operação. É responsável por seis linhas com 40 veículos e transporta por dia 10 mil passageiros.

Curtir

Marcos Rogério Lopes 05/24/201809:04

Prazo de entrega dos Correios aumenta com a greve

O prazo para entrega de correspondências pelos Correios está mais longo em função da paralisação dos caminhoneiros. A empresa suspendeu temporariamente as postagens das encomendas com dia e hora marcados, Sedex 10, 12 e Hoje. Os Correios continuam aceitando postagem, no entanto, enquanto perdurarem os efeitos desta greve, haverá o acréscimo de dias no prazo de entrega dessas encomendas, bem como das correspondências.

Curtir

Marcos Rogério Lopes 05/24/201809:02

Paralisação de caminhões afeta também os aviões

As empresas aéreas do país começaram a adotar planos de contingência para amenizar os impactos da greve dos caminhoneiros, que entrou no quarto dia nesta quinta-feira e levou a uma restrição no abastecimento de combustíveis em aeroportos brasileiros.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) disse que ainda não é possível contabilizar o número de voos ou rotas impactadas, e recomendou que os passageiros consultem o status de voo junto às empresas antes do deslocamento ao aeroporto.

Curtir

Marcos Rogério Lopes 05/24/201808:52

Greve pode acabar ainda hoje, diz associação

A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), que lidera a paralisação dos profissionais autônomos em todo o país, afirmou na manhã desta quinta-feira, 24, que ficou decidido, em reunião com as lideranças do movimento, que a greve só será suspensa com a publicação no Diário Oficial da decisão do governo de zerar a alíquota das contribuições PIS/Cofins e Cide para o diesel.

Na noite desta quarta-feira, a Câmara dos Deputados, em votação simbólica, aprovou o projeto que reduz a desoneração da folha de pagamento para alguns setores da economia.

Curtir

Marcos Rogério Lopes 05/24/201808:23

Do blog Radar: Caminhoneiros fazem pressão sobre governador de SP, Márcio França

Além da reivindicação nacional pela redução no preço do diesel, caminhoneiros de São Paulo prepararam uma pauta própria de exigências a serem apresentadas ao governador Márcio França (PSB) até a próxima semana.

No encontro, articulado pelo deputado Campos Machado (PTB) e o presidente do Sindicato paulista, Norival de Almeida, vão ser pedidas isenções na cobrança de pedágio em caminhões que estiverem vazios, melhorias em terminais de descanso e a redução de tributos estaduais

Curtir

Marcos Rogério Lopes 05/24/201808:02

Dono de distribuidora de São Paulo está sem ovos

O pequeno empresário Marcos Nascimento da Silva, dono da distribuidora de ovos Irashai, na Zona Leste de São Paulo, está preocupado com seus clientes, que são padarias, quitandas, mercadinhos e sacolões. “Só tenho 22 caixas de ovos e essa quantidade dá para amanhã (hoje, quinta-feira) até meio-dia. Se não receber uma nova carga, na sexta-feira estarei zerado”, disse.

Curtir

Marcos Rogério Lopes 05/24/201807:47

Ônibus param em São Paulo por falta de combustíveis

A paralisação dos caminhoneiros pelo país suspendeu a chegada de óleo diesel nas garagens de ônibus de São Paulo e a Prefeitura prevê que 40% da frota, de cerca de 14 mil veículos, não terá combustível para circular nesta quinta-feira. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

A Prefeitura informou que deve ingressar com uma ação judicial para pedir “a suspensão dos bloqueios aos centros de distribuição de combustível”.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201820:56

PRF diz que vai autuar caminhoneiros que obstruem rodovias

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou na noite desta quarta-feira, 23, que vai autuar os motoristas que “usarem qualquer veículo para, deliberadamente, interromper, restringir ou perturbar a circulação nas rodovias federais sem autorização do órgão”.

Segundo a PRF, os motoristas que não atenderem à determinação de desobstruir as rodovias podem ser multados em 5.869 reais, além de ter o direito de dirigir suspenso por um ano. Em caso de reincidência, a multa dobra e chega a 11.738, 80 reais. Aos organizadores dos protestos, o valor é de 17.608,20 reais.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201820:26

No Radar: Com paralisação de caminhoneiros, políticos correm o ‘risco’ de passar o final de semana em Brasília

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201820:18

Força Sindical apoia greve de caminhoneiros

Comandada pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SD-SP), a Força Sindical convocou seus filiados para uma manifestação em frente à sede da Petrobras em São Paulo, na Avenida Paulista, em apoio à greve dos caminhoneiros. O ato está marcado para as 14h desta quinta-feira, 24, e os manifestantes devem levar botijões vazios.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201820:11

Após anúncio sobre diesel, ações da Petrobras caem 3,76% em Nova York

Durante o anúncio do presidente da Petrobras, Pedro Parente, de que a estatal vai diminuir o preço do óleo diesel em 10% durante os próximos 15 dias, as ações da petrolífera negociadas na Bolsa de Nova York tiveram queda de 3,76%.

Na Bolsa de São Paulo, que fechou às 17h, cerca de três horas antes do anúncio, as ações da Petrobras recuaram 5,83%.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201819:57

Prefeitura de Curitiba anuncia redução na circulação de ônibus, volta atrás e pede reforço policial

A prefeitura de Curitiba anunciou no final da tarde desta quarta-feira a diminuição da circulação da frota de ônibus, já a partir de hoje, em 30% nos horários de pico e de 50% nos demais horários. Mais tarde, contudo, voltou atrás. “Vamos fazer todo esforço com a nossa força de vontade para evitar que a população seja afetada, são 1.285 ônibus que circulam diariamente na capital e na região metropolitana nas nove cidades conurbadas”, disse o prefeito Rafael Greca (PMN) em entrevista coletiva.

Greca pediu uma avaliação dos estoques de combustíveis nas distribuidoras e nas garagens de empresas de ônibus e solicitou reforço policial para garantir o abastecimento.

Curtido por 1 pessoa

João Pedroso de Campos 05/23/201819:35

Por ‘trégua’, Petrobras reduz preço do diesel em 10% durante 15 dias

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, acaba de anunciar, em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro, que a estatal vai reduzir em 10%, durante 15 dias, o preço do óleo diesel nas refinarias.

“Há necessidade de que exista uma possibilidade de trégua, de tempo para discussão de temas complexos. A diretoria executiva entendeu que deveria dar uma contribuição à construção desse ambiente de trégua e decidiu reduzir o preço do diesel nas refinarias em 10% por um período de 15 dias”, afirmou Parente.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201819:25

São José dos Campos vive dia de caos com falta de combustíveis

A cidade de São José dos Campos (SP) viveu um dia de caos nesta quarta-feira, 23, em razão da falta de combustíveis nos postos.

Por volta das 18h, diversos postos colocavam cones na entrada para informar que combustível havia acabado. Pessoas andavam nas ruas da cidade com galões, na esperança de encontrar combustível, sem sucesso.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201819:21

São Paulo suspende rodízio de carros; 40% dos ônibus não devem circular amanhã

A prefeitura de São Paulo informou no início da noite desta quarta-feira, 22, que cerca de 40% da frota de ônibus da cidade não circulará nesta quinta-feira e que o rodízio municipal de veículos estará suspenso. O comunicado (veja abaixo) enumera as 16 empresas mais afetadas pela paralisação dos caminhoneiros.

Conforme a gestão do prefeito Bruno Covas (PSDB), a frota de caminhões que fazem a coleta de lixo na cidade ainda não foi afetada, “mas a persistir a greve, o serviço pode ficar comprometido a partir da sexta-feira”.

A prefeitura paulistana diz que “lamenta os transtornos causados à população e ressalta que nenhuma manifestação, por mais justa que seja, pode afetar o direito de ir e vir das pessoas”.

O comunicado ainda afirma que a prefeitura vai pedir à Justiça “a suspensão dos bloqueios aos centros de distribuição de combustível”.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201819:13

Governo gaúcho cria comitê para monitorar protestos e evita criticar governo federal

O governo do Rio Grande do Sul, comandado por José Ivo Sartori (MDB), emitiu no final da tarde desta quarta-feira, 23, uma nota oficial informando que um comitê foi criado para acompanhar as consequências dos protestos dos caminhoneiros. O grupo é formado pelos secretários da Agricultura, Pecuária e Irrigação, do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e da Comunicação.

No comunicado, o governo gaúcho pede “diálogo para superar o impasse”. O texto afirma que a greve “está causando prejuízos imediatos a setores como o da produção do leite, de suínos e aves do Rio Grande do Sul” e que o abastecimento da população pode ser prejudicado.

O governo gaúcho evitou criticar o governo federal, justificando o aumento nos preços dos combustíveis em razão do mercado internacional. “ O governo reconhece as dificuldades enfrentadas pelo setor de transportes, principalmente em razão do aumento de mais de 300%, em menos de dois anos, da cotação do barril de petróleo no mercado internacional”, afirma a nota.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201819:08

União pede multa de R$ 10 mil para cada caminhoneiro no RS, mas TRF4 nega

Alegando que os protestos dos caminhoneiros contra o aumento do preço dos combustíveis comprometem a segurança de todos e causam inúmeros prejuízos ao país, a União pediu à Justiça multa de 10.000 reais a cada um dos grevistas que impedisse o trânsito nas rodovias do Rio Grande do Sul.

A desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), no entanto, indeferiu a liminar do governo federal na última terça-feira (22).

Segundo a desembargadora, “as notícias veiculadas na imprensa e nas redes sociais dão conta de que as manifestações dos caminhoneiros vêm ocorrendo de forma pacífica, inexistindo nos autos elementos que comprovem a prática de atos de violência e/ou o embaraço incontornável ao tráfego nas rodovias, ou, ainda, a insuficiência do aparato policial para assegurar a normalidade”.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201819:05

A Infraero afirma por meio de nota que “está em contato com órgãos públicos relacionados ao setor aéreo para garantir a chegada dos caminhões com combustível de aviação aos aeroportos administrados pela empresa”.

Assim como a ANAC, a estatal orienta os passageiros a procurarem as companhias aéreas para consultá-las sobre voos. “Aos operadores de aeronaves, a empresa orienta que façam a consulta sobre a disponibilidade de combustível na origem e no destino do voo programado”, diz a Infraero.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201818:53

Juiz federal determina desobstrução de seis rodovias federais

O juiz federal Marcelo Rebello Pinheiro, da 16ª Vara Federal do Distrito Federal, atendeu a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e determinou que os caminhoneiros desocupem trechos de seis rodovias federais: BR-070, BR-040, BR-050, BR-060, BR-080 e BR-251.

No recurso, a AGU alegava que a ocupação das vias impede que caminhões da BR-Distribuidora entreguem combustível no Aeroporto de Brasília, “colocando em risco a regularidade do serviço aéreo nacional”

Em sua decisão, o magistrado autorizou, inclusive, “o uso de força policial” para evitar “atos ilícitos ou depredatórios” durante a desobstrução das rodovias.

“Não se cuida, sob nenhuma perspectiva, de impedir o direito de manifestação daqueles que atualmente ocupam as rodovias, apenas necessária intervenção judicial para coibir o excesso nas condutas noticiadas, sobretudo no que se refere à obstrução total do tráfego de veículos nas regiões indicadas na inicial”, decidiu o magistrado.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201818:44

Ministro descarta zerar Cide sem votação de reoneração no Congresso

Em coletiva de imprensa após a reunião com representantes dos caminhoneiros, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse que o governo não vai baixar o decreto para zerar a Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) sobre o óleo diesel antes da votação, pelo Congresso, da reoneração da folha de pagamento.

A estratégia de zerar a tarifa, no entanto, pode não representar uma redução muito significativa no custo final do combustível, já que o tributo representa apenas 0,05 centavos do preço do diesel.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201818:27

Metade dos postos do Rio pode ficar sem combustível nesta quinta-feira

Segundo informações do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes e de Lojas de Conveniência do Município do Rio de janeiro (Sindcomb), desde segunda-feira os postos não foram abastecidos pelas distribuidoras. A expectativa é que mais da metade dos postos da cidade esteja sem combustível a partir de amanhã.

Postos nas regiões de Pilares, Engenho Novo e Realengo, na Zona Norte, já estão sem combustíveis. O Posto Resende Recreio, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste, só tem diesel à disposição.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201818:25

Mais 90% da produção de proteína animal pode ser paralisada até sexta-feira

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representam 170 empresas e cooperativas, afirmam que 129 unidades produtoras de carnes bovina, suína e de aves estão paralisadas, “com previsão de que, até a sexta-feira (25), mais de 90% da produção de proteína animal seja interrompida caso a situação não se normalize, somando mais de 208 fábricas de diversos portes paradas no Brasil”.

O balanço é de que deixaram de ser exportados até agora 25.000 toneladas de carne de aves e suínos, avaliadas em 60 milhões de dólares, e 1.200 containers de carne bovina.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201818:17

ANAC orienta passageiros a consultarem empresas aéreas

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) recomenda a passageiros com voos marcados para os próximos dias “que consultem as empresas aéreas antes de se deslocarem para os aeroportos até que a situação se normalize”.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201818:12

Atrasos em entregas a supermercados

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) informa, por meio de nota, que as paralisações dos caminhoneiros “já causam atrasos nas entregas de fornecedores aos supermercados”, sobretudo de produtos como frutas, legumes e verduras. “Carnes, leite e produtos industrializados que levam proteínas no processo de fabricação também já apresentam atrasos e entregas comprometidas”, diz a associação.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201818:07

Veja galeria de fotos com imagens da greve de caminhoneiros pelo país.

Curtir

Anônimo
João Pedroso de Campos 05/23/201818:04

No blog VEJA Rio Grande do Sul:

Prefeitura no RS decide desapropriar combustível

Prefeito de Santa Vitória no Palmar, a quarta maior cidade gaúcha, a 440 quilômetros de Porto Alegre, decretou situação de calamidade e informou a VEJA que o estoque da administração é de apenas 200 litros. Além disso, nenhum dos cerca de seis postos da cidade conta com óleo ou gasolina.

“Temos 800 quilômetros de estradas no interior, 24 escolas, 4.500 alunos e 200 litros de combustível. A merenda não está chegando na cidade. Por isso suspendi também a circulação de carros da prefeitura, apenas os indispensáveis estão autorizados”, afirmou Wellington Bacelo (MDB).

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201817:55

Sem acordo com governo, caminhoneiros decidem manter greve

Terminou sem acordo a reunião entre representantes de caminhoneiros autônomos e ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e dos Transportes, Valter Casimiro. Assim, a categoria decidiu manter a paralisação. Uma nova reunião foi marcada para esta quinta-feira, 24.

Tanto o representante da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) quanto o da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) saíram do Palácio do Planalto afirmando que o governo não apresentou propostas para o fim da greve.

O presidente Michel Temer (MDB) pregou uma trégua de dois a três dias para se alcançar uma “solução satisfatória”.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201817:49

Greve afeta produção de leite

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) diz que fornecedores da indústria de laticínios estão descartando a produção de leite devido aos bloqueios nos transportes de carga. “No centro-sul [do Estado], frigoríficos de aves também não estão conseguindo escoar a produção”, diz a entidade.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201817:41

Aeroporto de Brasília diz que tem combustível só até o final da tarde

O Aeroporto de Brasília pode ficar sem a reserva de querosene de aviação caso não receba novos abastecimentos até o fim da tarde desta quarta-feira 23, segundo a Inframerica, concessionária responsável pelo terminal. Desde a terça-feira, o estoque de combustível está contingenciado por causa das paralisações de caminhoneiros no Distrito Federal.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201817:39

Greve de caminhoneiros já afeta abastecimento na Ceagesp

Na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), manga, mamão, melão, melancia e batata estão chegando em menor quantidade em função da greve, porque vêm de outros estados. Manga e mamão são provenientes da Bahia e Espírito Santo, o melão vem do Rio Grande do Norte, a melancia, de Goiás e a batata do Paraná.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201817:36

Greve dos caminhoneiros deve parar 13 fábricas da BRF

A BRF suspendeu as atividades em quatro unidades de abate de frangos e suínos nesta manhã e irá paralisar parcial ou totalmente as operações de outras nove fábricas ainda nesta quarta-feira em razão da greve dos caminhoneiros, de acordo com comunicado da companhia de alimentos. Os protestos de caminhoneiros contra tributos no diesel que elevam os custos para a categoria entram no terceiro dia nesta quarta-feira.

Leia mais aqui.

Curtir

João Pedroso de Campos 05/23/201817:33

Ônibus do Rio e SP podem parar por falta de combustível

No Rio, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) afirma que o desabastecimento atingiu “um ponto extremamente crítico”. De acordo a entidade, até 40% do porcentual da frota que não foi para as ruas nesta quarta-feira por indisponibilidade de combustível.

Em São Paulo, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss), diz que oito das catorze associadas possuem diesel apenas até esta quinta-feira. Outras seis possuem estoque suficiente para operar até sexta-feira.

Leia mais aqui.

Curtir

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcos Santos

    Se não fosse a esquerda não existiria essa greve que é totalmente legítima e necessário. Ponto.

    Curtir

  2. Um país inteiro feito refém. Desde quando governos precisam de liminar da justiça para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos?

    Curtir

  3. Parece que, enfim, todos ficamos sabendo quem é que manda no bordel. O país está de joelhos. Ou, talvez, de quatro. Em menos de uma semana, o Brasil se transformou em uma Venezuela. Lula tem algo a ver com isso? Investiguem! E o governo fica dependendo de liminares da Justiça para devolver aos cidadãos o direito de ir e vir, flagrantemente negado nas rodovias bloqueadas. Este país acabou!

    Curtir

  4. Ataíde Jorge de Oliveira

    😮
    E:
    *@gENTE*FaZ*Um*PaíS*-:—
    De Passado Pronto;a¢abado!
    PerFeiTaMENTE sem Futuro!!
    —:-Presente!!!
    /RAMOS de OLIVEIRA,MªLuizaGONÇALVES:ï:”VcMeAbreOSTEUSBraços”#

    Curtir

  5. Ataíde Jorge de oliveira. Demais!!!!!

    Curtir

  6. Nando Ferreira

    ta facil o prejuizo vai ser maior ainda com o passar dos é so reduzir os cortes e aumentar o preço dos pneus

    Curtir