PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A ira de Lira com um ministro e a ‘profecia’ de um cacique do Centrão

Presidente da Câmara ficou possesso após ministro empenhar valores do antigo orçamento secreto em bases eleitorais

Por Pedro Gil 3 set 2023, 21h32

O deputado Arthur Lira (PP-AL) mantém na sua antessala um técnico especializado no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), ferramenta que tem por finalidade realizar todo o processamento, controle e execução financeira do governo federal. Sua missão é acompanhar diariamente o que acontece na Esplanada. Foi ele quem levantou os quase 200 milhões de reais enviados pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para 7 cidades do Mato Grosso, o que provocou a ira de Lira. O valor equivale a quase metade do extinto orçamento secreto.

O chamado orçamento secreto foi proibido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no fim de 2022. Tratava-se de um instrumento orçamentário por meio do qual parlamentares indicavam recursos da União a seus redutos eleitorais sem serem identificados e de forma desigual. A forma de repasse foi convertida em emendas individuais, onde os congressistas recebem o mesmo valor e há transparência quanto à destinação do recurso e à autoria da indicação, e em caixa dos ministérios, que pode alocar esses recursos de forma discricionária. “O Arthur já se indispôs com quase a Esplanada toda e está colecionando desafetos. Daqui há um ano será o novo Eduardo Cunha“ , diz um cacique do Centrão.

A referência é ao ex-presidente da Câmara, que liderou o impecahment da ex-presidente Dilma Rousseff, parecia intocável até então, mas terminou a carreira política às mínguas, sendo inclusive preso. O mandato de Lira como presidente da Câmara vai até 2024.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.