Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A estreia de Marcela Temer

Com uma agenda nacional que começa a ser cumprida em janeiro, a primeira-dama é a nova aposta para tentar alavancar os índices de popularidade do governo

O estereótipo da primei­ra-dama dedicada a cuidar apenas do marido e da família parecia encaixar-se perfeitamente no perfil de Marcela Temer. Em 2010, quando Michel Temer foi eleito vice-presidente da República, ela nem sequer quis morar em Brasília. Tímida e avessa a badalações, preferiu ficar em São Paulo, longe dos holofotes, dedicando-se ao filho, Michelzinho, hoje com 7 anos.

A ascensão de Temer ao Planalto, porém, mudou radicalmente os planos de Marcela, embora não o seu comportamento. No papel de primei­ra-dama desde 21 de agosto, quando Temer assumiu definitivamente a Presidência da República, ela quase não se fez ouvir até agora. Marcela apareceu aqui e ali, sempre de maneira discreta e protegida por seguranças que impedem a aproximação de jornalistas. A ordem era preservá-la, mantê-la afastada das intrigas típicas do poder.

Os cuidados tiveram efeito contrário. Em praticamente todos os eventos aos quais compareceu, Marcela chamou atenção, despertou curiosidade e, mesmo sem pronunciar uma palavra, produziu o que os marqueteiros chamam de “uma agenda positiva”. Os assessores do presidente Temer decodificaram esses sinais. Perceberam que a ressurreição da figura da primeira-dama pode ajudar a melhorar a imagem do governo, e agora querem alçá-la ao papel de protagonista.

 

A juventude foi passada sem luxos em PaulíniaA juventude foi passada sem luxos em Paulínia

 

No início do governo, Marcela tornou-se “embaixadora” do Programa Criança Feliz e ganhou um gabinete no Palácio do Planalto. Era uma função meramente protocolar. Nos últimos dois meses, com investimento e foco, a primeira-dama passou a submeter-se a um intenso programa de treinamento, que inclui contatos com alguns dos maiores especialistas em políticas para a primeira infância. A estreia no novo papel está marcada para meados de janeiro.

Ninguém admite publicamente, mas, nos bastidores, o Planalto espera que “o frescor que a imagem de Marcela pode prover”, segundo um assessor, renda dividendos também ao governo do marido, visto com simpatia por menos de 10% dos brasileiros e acossado pelo desempenho fraco na economia e pelo avanço da Operação Lava-Ja­to. Será um desafio e tanto. “Pelo perfil que o presidencialismo tem, mesmo uma primeira­-dama que tenha muito preparo e que seja muito querida não atinge mais que 5% da visibilidade do presidente. É uma posição muito mais decorativa do que qualquer coisa”, diz o cientista político Rubens Figueiredo.

Colaborou Juliana Linhares

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. antoinio feltron

    CORAGEM PARA DESTRUIR!!! QUERO VER CORAGEM PARA IMPEDIR QUE O AUMENTO DE TODAS AS TARIFAS E PREÇOS SEJAM ACIMA DA INFLAÇÃO DO ANO ANTERIOR PELOS PRÓXIMOS VINTE ANOS. ISSO DIMINUIRÁ O CONSUMO, DIMINUIRÁ A ARRECADAÇÃO LEVANDO O POVO À MISÉRIA. LOGO, TAMBÉM NÃO DEVERÁ HAVER AUMENTO DE IMPOSTOS, DO CONTRÁRIO, ESSE PLANO SE MOSTRARÁ COM UNHAS E DENTES A QUE VEIO: REDUZIR INCONSTITUCIONALMENTE TODOS OS VENCIMENTOS DE TODOS OS TRABALHADORES E OBRIGA-LOS A TRABALHAR ATÉ À MORTE, ENQUANTO ESSES DEMONIOS TRABALHAM 8 ANOS E QUEREM DESTRUIÇÃO, NÃO REFORMA, SÓ PARA O POVO QUE OS SUSTENTA. VOCÊS VÃO PAGAR PELO SANGUE DO POVO DERRAMADO. CANALHASDESGRAÇADOS!!! INFELIZMENTE QUALQUER ESQUERDISTA QUE SE CANDIDATAR EM 2018 SERÁ ELEITO E NUNCA MAIS SAIRÁ! TENHO DITO. ANOTEM SATANISTAS.

    Curtir

  2. Sérgio Tricarico

    Olha, sendo bem prático? Realista? Para que serve a primeira dama? Pelo menos ela é gata. O resto é utopia.

    Curtir

  3. ACORDA BRASIL

    RECALCADOS, FRUSTADOS, MAL AMADOS E MAL RESOLVIDOS = INVEJA!

    Curtir

  4. ACORDA BRASIL

    RECALCADOS, FRUSTRADOS, MAL AMDOS E MAL RESOLVIDOS

    Curtir

  5. Ou seja, o governo aposta, ou melhor, afirma que o povo brasileiro é imbecil e que se dobra por um rosto bonito. Faça-me o favor… Precisamos muito mais do que beleza.

    Curtir

  6. Aloisio Barros

    Cambada de invejosos, morram com suas línguas afiadas. Jamais terão uma mulher dessa. A primeira dama é linda e pronto. Bando de recalcados. Viva Temer. Pelo menos tem peito para mudar o que o PT destruiu nessa nação.

    Curtir

  7. Wilian Rodrigues de Sousa

    o veja vc deve achar que a gente é um bando de idiotas, alienados, sua matéria só mostra sua falta de respeito com a cidadã, e expor-la com um pedaço de carne, se ela é tal promessa de melhora, estamos ferrados.

    Curtir

  8. O circo está armado. Faltou o pão.

    Curtir

  9. Tiotato Domínguez

    Essa barbie é que vai ajudar salvas o Brasil???, … veja, Vcs a cada dia que passa estão se parecendo mais com a Radiolândia.

    Curtir

  10. andré luís mirana da silva

    Temer, não acredito que você vai tremer, logo agora que eu ia colocar o dedo!

    Curtir