Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.
#VirouViral Por Coluna Como surgem e se espalham os assuntos mais comentados da internet

Quem é Johnny Bravo, o personagem citado por Jair Bolsonaro

Presidente mencionou o desenho animado em uma coletiva de imprensa; assunto se tornou 'trending topics' das redes sociais

Por Clara Valdiviezo - 6 ago 2019, 18h39

Na segunda-feira 5, o presidente Jair Bolsonaro virou assunto nas redes sociais ao citar, durante uma coletiva de imprensa, o personagem de desenho animado Johnny Bravo. Ao falar sobre a indicação do filho Eduardo Bolsonaro para chefiar a embaixada do Brasil em Washington, o presidente declarou: “A campanha acabou para imprensa, eu ganhei. A imprensa tem que entender que eu, Johnny Bravo, Jair Bolsonaro ganhou p…, ganhou p…! Vamos entender isso”. 

Johnny Bravo é um desenho animado americano que foi exibido pelo canal Cartoon Network de 1997 a 2004. O programa durava por volta de meia hora e era dividido em três episódios curtos, de oito minutos em média. O personagem principal, que dá nome ao show, é conhecido pelo corpo desproporcionalmente triangular, pelo altíssimo topete loiro e pelo inseparável par de óculos escuros.

Publicidade

Além da aparência, o que se vê é o alto nível de amor-próprio e a falta de inteligência do personagem. Em uma das histórias, por exemplo, Bravo é chamado para uma escola para preencher a cota dos alunos menos inteligentes (veja abaixo).

 

No desenho, Johnny Bravo — filho de uma mãe superprotetora — está sempre fazendo poses para destacar seus músculos e vive em busca de moças bonitas. Sua tática de conquista acabou virando uma de suas marcas: uma dancinha, balançando os braços para baixo e para cima, que pode ser vista logo na abertura do programa:

Publicidade

A citação de Bolsonaro a um personagem tão peculiar fez de Johnny Bravo um dos assuntos mais comentados no Twitter — e até o presidente contribuiu com uma postagem sobre o tema. Veja abaixo alguns exemplos:

Publicidade