Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mostra inglesa de ‘Harry Potter’ chega ao Brasil pela internet

Imagens de esboços, manuscritos e objetos inéditos da exposição da British Library estão disponíveis on-line

O manuscrito de Harry Potter foi recusado por muitas editoras até a autora, J.K. Rowling, encontrar alguma alma corajosa o suficiente para apostar na história do menino magricela que descobre ser um poderoso bruxo. Vinte anos, milhões de livros vendidos e uma fortuna em bilheteria depois, o texto original é uma das muitas atrações da exposição virtual Harry Potter: Uma História da Magia, que ficou em cartaz na British Library, em Londres, e chega agora ao Brasil pela plataforma digital Google Arts & Culture. A mostra pode ser acessada a partir deste link.

A exposição guia os visitantes desde a concepção da saga pela escritora até a adaptação para o cinema. Os objetos estão divididos em salas (na internet, sessões) de acordo com as disciplinas ensinadas em Hogwarts: Poções, Adivinhação, Defesa Contras as Artes das Trevas, Herbologia, Astronomia, Feitiços e Trato das Criaturas Mágicas.

Os visitantes também têm acesso a rascunhos da história e esboços das locações e dos personagens, assinados pela autora e pelo ilustrador Jim Kay (que assina os livros ilustrados da saga). Em um deles, por exemplo, o público conhece personagens que nunca chegaram a sair do papel, como Erin Pettirew, que assumiria o posto de professora de Adivinhação dado, no futuro, a Sibila Trelawney. Há, ainda, um esboço rudimentar dos terrenos da escola de bruxaria, imaginado por Rowling.

Esboço dos terrenos de Hogwarts feito por JK Rowling

Esboço dos terrenos de Hogwarts feito por JK Rowling (Google Arts & Culture/Divulgação)

A mostra também mescla aos elementos do universo de Harry Potter memórias da magia e mitologia do mundo real, como os escritos de Ripley Scroll. No século XVI, o alquimista acreditou ter descoberto como criar a Pedra Filosofal — capaz de transformar qualquer metal em ouro puro e produzir o elixir da vida, almejado por Lorde Voldemort no primeiro livro da saga. Livros sobre a arte de ler o futuro em borras de chá e sobre a lendária ave fênix também podem ser consultados.

A sala de Adivinhação

A sala de Adivinhação (Google Arts & Culture/Divulgação)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s