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Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

O Que é e Para Que Serve o Upfront?

O evento, realizado ao final da primeira quinzena de maio, tem como objetivo fazer uma apresentação da nova programação do primetime americano. Apesar da imprensa se fazer presente, o evento é destinado aos anunciantes e representantes de agências de publicidade. Conferindo uma amostra dos programas da próxima Fall Season, eles terão condições de escolher nos […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 15h45 - Publicado em 15 Maio 2011, 17h00

O evento, realizado ao final da primeira quinzena de maio, tem como objetivo fazer uma apresentação da nova programação do primetime americano. Apesar da imprensa se fazer presente, o evento é destinado aos anunciantes e representantes de agências de publicidade. Conferindo uma amostra dos programas da próxima Fall Season, eles terão condições de escolher nos quais gostariam de anunciar.

O Upfront conta com a presença de atores e produtores que explicam do que se trata a nova série e quais os objetivos do programa. Logo após cada evento, o departamento comercial de cada canal começa a atender os anunciantes interessados em programas, oferecendo informações detalhadas de cada série em relação ao seu potencial demográfico (faixa etária, poder econômico, etc), psicológico (grupos de pessoas com os quais os programas poderão se identificar) e geográfico (área de maior interesse naquele tipo de programa).

Esse atendimento cobre o período entre maio e início de julho no qual costuma ser vendido cerca de 65% a 75% do espaço comercial do primetime de cada canal, podendo chegar a 80%. Os anunciantes que fazem negócio nesse período podem ter até 15% de desconto no pacote adquirido. Assim sendo, upfront significa comprar antecipadamente.

A venda também é feita através de agências publicitárias que enviam seus representantes aos eventos. Eles formam opiniões e recolhem informações (além de material promocional) para depois oferecê-las a seus diversos clientes. Identificando o perfil de cada série, eles direcionam o programa para o cliente que poderia ter maior interesse nele.

A venda a anunciantes abrange os espaços publicitários, a presença do produto na narrativa e o anúncio de empresas atrelado à divulgação da série. O valor é calculado com base em uma suposição. Tal como em uma casa de apostas, calcula-se o potencial de audiência que cada série poderá atingir, levando-se em consideração o número de residências com televisores em cada área (a estimativa leva em consideração uma pessoa por residência).

Os contratos estabelecidos entre canais e anunciantes determinam a média de 52 semanas de anúncios a partir da(s) estreia(s) do(s) programa(s), contando as reprises. No entanto, existem cláusulas contratuais que permitem aos anunciantes cancelarem até 25% (ou a porcentagem que for definida) do valor total de seu contrato caso as séries nas quais compraram espaços publicitários não conseguirem conquistar a audiência prevista.

Em geral, os contratos estabelecem que o cancelamento seja feito após o período de três meses.  É por isso que muitas séries que estrearam em setembro, nos EUA, são canceladas em novembro.

Nesses casos, um anunciante que comprou espaços publicitários nas séries “X” e “Y”, poderá solicitar que o valor pago à série “Y” seja transferido para a série “X”, caso a série “Y” não corresponda às expectativas. O anunciante também poderá solicitar que o canal reduza o valor pago pelo espaço publicitário, com base na baixa audiência da série.

Os anunciantes ‘apostam’ em todos os canais. O lucro por canal durante o período de Upfront varia entre um e dois bilhões de dólares. Em função disso, os canais buscam garantias de venda. É por isso que, há décadas, a TV americana oferece novos programas que reciclam ou adaptam ideias e enredos já consagrados (na TV, cinema, literatura e HQ), ou então são estrelados por tipos de personagens que fizeram sucesso em outras produções.

(Se você estiver interessado em ler outros textos como esse, confira a seção Televisão deste blog).

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Upfront 2011-2012

Este ano, o evento será realizado entre os dias 16 e 19 de maio. Quem acompanha esse blog percebeu que venho há cerca de dois meses publicando postagens sobre elenco e enredos de projetos de novas séries. Essas publicações se intensificaram nos últimos dias em função da divulgação pela imprensa de uma pré-lista de novas produções.

Assim, quando os canais oficializarem a informação, vocês já terão uma ideia do conteúdo de cada nova produção. É possível que os canais divulguem outros títulos que ainda não ganharam postagem nesse blog. Caso isso ocorra, farei matérias sobre elas com base nas informações que forem disponibilizadas. As postagens já publicadas serão atualizadas ou corrigidas caso os canais divulguem novas informações a respeito de seu conteúdo.

Segundo a imprensa americana as novas séries da TV aberta são:

ABC – remake de “As Panteras“, “The Last Man Standing“, “Pan Am“, “Apartment 23“, “Good Christian Belles“, “The River“, “Revenge“, “Once Upon a Time“, “Scandal (ex-Damage Control)“, “Man Up“, “Suburgatory“, “Work It“.

CBS –Person of Interest” e “Two Broke Girls“.

Fox –Alcatraz“, “The Finder“, “New Girl” e “I Hate My Teenage Daughter“.

NBC –Awake (ex-REM)“, “Smash“, “Prime Suspect“, “Playboy“, “Grimm“, “Are You There Vodka? It’s Me Chelsea“, “Whitney“, “Best Friends Forever – BFFs“, “Bent“, “Free Agents“, “The Firm” e “Up All Night“.

O canal NBC já confirmou essa lista ao emitir uma nota oficial de sua nova de programação. Nela constam os retornos das séries: “Parenthood”, “Harry’s Law”, “Law & Order: SVU”, “Community”, “30 Rock”, “Parks and Recreation”, “The Office” e “Chuck”, que estão oficialmente renovadas.

Ainda não há uma pré-lista das séries do CW, embora rumores indiquem que “Ringer“, projeto para a CBS, poderá ser produzido para o canal CW. Saberemos oficialmente ao longo da semana.

Fernanda Furquim: @Fer_Furquim

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