Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Charles Napier (1936-2011)

Ator convidado em dezenas de séries, Charles Napier faleceu no dia 5 de outubro, aos 75 anos de idade, informou o jornal Bakersfield News. Segundo divulgado pelo noticiário 23ABC, Charles sofreu um colapso na segunda-feira à noite, dia 3 de outubro, mas somente foi encontrado na terça-feira pela manhã. Levado pela família ao hospital de […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 17h40 - Publicado em 6 out 2011, 01h20

Charles Napier em 2009

Ator convidado em dezenas de séries, Charles Napier faleceu no dia 5 de outubro, aos 75 anos de idade, informou o jornal Bakersfield News.

Segundo divulgado pelo noticiário 23ABC, Charles sofreu um colapso na segunda-feira à noite, dia 3 de outubro, mas somente foi encontrado na terça-feira pela manhã. Levado pela família ao hospital de Bakersfield, Califórnia, onde vivia, foi dado como morto na tarde de quarta-feira, dia 5 de outubro, quando o suporte de vida foi desligado.

No último mês de maio, Napier foi hospitalizado para tratar de coágulos de sangue na perna.

Charles Napier nasceu em Mt. Union, Kentucky, no dia 12 de abril de 1936. Estudou em Scottsville, onde integrou o time de basquete da escola, representando-a em dois torneios estaduais, entre 1953 e 1954.

Antes de iniciar sua carreira de ator, Charles serviu o exército. De volta ao Kentucky, formou-se ator em 1961, mesma época em que também recebeu diploma de Educação Física. Ao longo dos anos seguintes Charles trabalhou como assistente de treinador, como funcionário em uma construtora, em uma agência de publicidade e como professor de artes em uma escola de segundo grau.

Em 1964, ele passou a integrar um grupo de teatro com o qual se apresentou em diversas montagens de peças clássicas. Por volta de 1967, Charles chegou em Hollywood, onde começou a fazer participações em episódios de séries. Entre elas, “Missão: Impossível”, “Mannix”, “Guerra, Sombra e Água Fresca”, “Kojak”, “Baretta”, “São Francisco Urgente”, “Os Novatos”, “Demônios do Ar”, “Arquivo Confidencial”, “Starsky & Hutch, Justiça em Dobro”, “O Incrível Hulk”, “A Supermáquina”, “Carga Dupla”, “Chip’s”, “A Lenda do Macaco Dourado”, “Os Gatões”, “Esquadrão Classe A”, “Moto Laser”, “Nos Bastidores da Lei”, “O Renegado”, “Assassinato por Escrito”, “Roswell”, “O Desafio”, “Supergatas”, “Dallas”, “The 4400″, “CSI”, “Monk”,  “Arquivo Morto” e “Curb Your Enthusiasm”.

Continua após a publicidade

Charles em cena de “Jornada nas Estrelas”, no episódio “A Caminho do Eden”

Mas sua participação mais lembrada é em “Jornada nas Estrelas”, na qual interpretou o hippie Adam, no episódio “A Caminho do Eden”. O personagem fazia parte de um grupo que tentava encontrar o planeta Eden. Entre eles estava a ex-namorada de Chekov.  Charles voltaria a este universo com uma participação em “Jornada nas Estrelas: a Nova Missão”.

Em 1977, integrou o elenco de “Oregon Trail”, série estrelada por Rod Taylor que teve apenas uma temporada. Charles voltaria a encontrar Taylor na série “Os Fora da Lei”, produzida entre 1986 e 1987. Na história, um grupo formado por mocinhos e bandidos no ano de 1886 viaja no tempo, chegando no ano de 1986, onde passam a lutar contra o crime. Charles também esteve no elenco de  “As Aventuras de B.J.”, entre 1979 e 1981.

Como dublador, Charles teve participações em diversas séries animadas, entre elas, “The Critic”, “Men in Black: The Series”, “Os Simpsons”, “God, the Devil and Bob” e mais recentemente em “Archer”. Segundo seu site oficial, Charles também fez os grunhidos do Hulk, interpretado por Lou Ferrigno na série “O Incrível Hulk”.

No cinema, o ator esteve em filmes como “De Caso com a Máfia”, “Silêncio dos Inocentes”, “Filadélfia”, “Rambo II”, “Austin Powers”, “Os Irmãos Cara de Pau”, “Sob o Domínio do Mal”, “Spirit, o Corcel Indomável”, “O Professor Aloprado”, entre outros.

Além de ator, Charles também era pintor. Ele foi casado com Dee Wilson, que Charles conheceu ainda na faculdade. O ator teve três filhos.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=uw4iWDteC9c&w=620&h=330%5D

Continua após a publicidade
Publicidade