Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Alan Fudge (1944-2011)

Ator convidado em dezenas de séries entre as décadas de 1970 e 2000, Alan Fudge faleceu aos 67 anos de idade, vítima de câncer no pulmão e no fígado, no dia 10 de outubro, mas sua morte somente foi divulgada pela imprensa americana no dia 7 de novembro. Nascido no dia 27 de fevereiro de […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 10h13 - Publicado em 10 nov 2011, 14h41

Alan Fudge em 1989

Ator convidado em dezenas de séries entre as décadas de 1970 e 2000, Alan Fudge faleceu aos 67 anos de idade, vítima de câncer no pulmão e no fígado, no dia 10 de outubro, mas sua morte somente foi divulgada pela imprensa americana no dia 7 de novembro.

Nascido no dia 27 de fevereiro de 1944, em Wichita, Kansas, Alan cresceu em Tucson, Arizona. Formou-se em Arte Dramática pela Universidade do Arizona e entre 1962 e 1963 integrou o grupo Ash Alley Singers, de música folk. Em 1967 mudou-se para Nova Iorque onde fez parte do APA Repertory Company, apresentando-se em diversas montagens da Broadway.

Alan estreou na TV em 1972, com um episódio da série “Gunsmoke”. Ao longo dos anos, ele seria visto em centenas de episódios de diversas séries.

Entre as mais conhecidas estão: Banacek, Kojak, Kung Fu, Marcus Welby, Mannix, Os Pioneiros, Os Novatos, Petrocelli, Starsky & Hutch, Casal McMillan, As Panteras, Os Waltons, São Francisco Urgente, Barnaby Jones, A Mulher Maravilha, Os Novos Centuriões/Police Story, Havaí 5-0, Lou Grant, Mash, Carga Dupla/Simon & Simon, Hospital/Trapper John M.D., O Super-Herói Americano, A Supermáquina, Caixa Alta/Matt Houston, Cara ou Coroa/Hardcastle & McCormick, Esquadrão Classe A, Magnum, Duro na Queda, Dallas, Na Mira do Tira/Sledge Hammer, Profissão: Perigo/MacGyver, O Homem que Veio do Céu, Missão: Alien, Anos Incríveis, Contratempos/Quantum Leap, Tal Pai, Tal Filho/Doogie Houser, Nos Bastidores da Lei, Gente Prá Frente/Home Improvement, Assassinato por Escrito, Barrados no Baile, Dawson’s Creek, Grey’s Anatomy, How I Met Your Mother, Big Love, The Closer e The Office, seu último trabalho na TV.

Entre 1977 e 1978, Alan integrou o elenco da série “O Homem do Fundo do Mar“, na qual interpretou C.W. Crawford, chefe da Fundação de Pesquisas Oceânicas, para a qual Mark Harris (Patrick Duffy) trabalhava. Entre 1979 e 1980 ele esteve no elenco de “Chefe Eischied“, série policial estrelada por Joe Don Baker, na qual Alan interpretou o Comissário Kimbrough.

O ator também esteve no elenco de “Paper Dolls“, em 1984; “Bodies of Evidence“, série noir estrelada por Lee Horlsey e George Clooney entre 1992 e 1993; e da minissérie “O Vôo da Águia“, de 1986. Sua última série foi “Sétimo Céu/The 7th Heaven“, na qual entre 1997 e 2007 interpretou o Diácono Lou Dalton.

No cinema, Alan esteve em filmes como “O Homem que Não Estava Lá”, “Aeroporto 1975″, “Capricórnio Um”, “Projeto Brainstorm”, “Um Homem Fora de Série”, “Edward Mãos de Tesoura” e “Fronteira da Violência”.

Alan lutava contra o câncer há cerca de um ano. Ele deixa esposa e três filhos.

Continua após a publicidade
Publicidade