Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Aviões caem sazonalmente? Só com apagão vocabular

edison lobão

“Um avião não é feito para cair, mas ele sazonalmente cai. O que não se pode dizer é que ele todo ano tem que cair. Assim é o sistema elétrico brasileiro.” (Edison Lobão)

A declaração do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, contém duas bobagens em uma. A primeira, uma impropriedade vocabular flagrante, é chamar de “sazonais” os acidentes aéreos. A segunda é compará-los aos apagões, estes sim tendentes à sazonalidade.

O adjetivo sazonal é derivado de um substantivo feminino nascido no século XIII e pouco usado hoje: sazão, do latim sationis, que quer dizer estação do ano e, por extensão, tempo próprio para a colheita.

Faz tempo que sazonal, “relativo a uma determinada época do ano”, vai além de seu sentido original, podendo nomear tudo aquilo que ocorre em ciclos, regularmente, de forma previsível – como as estações que estão na origem disso tudo.

Safras são sazonais, claro, e fluxos turísticos em balneários também, mas até a Copa do Mundo pode ser chamada de sazonal. Há ciclos e padrões na ocorrência de todos esses eventos. Sinônimos de sazonal são periódico, cíclico, regular, repetitivo.

Um acidente aéreo, como se vê, é tudo menos sazonal. Imprevisível, pode-se dizer que é melhor qualificado pelos antônimos das palavras listadas acima: ocasional, eventual, fortuito, irregular.

Tudo aquilo que os apagões e o medo do desabastecimento energético, pragas brasileiras frequentes e propensas a atacar no verão, infelizmente não são.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Jorge S

    Bestial. A presidanta, aquela que examina tudo diuturnamente (e noturnamente também – segundo ela), já deve ter tomado providências, queixou-se ao lula para corrigí-lo.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Solemar

    Ao Eurico Marques Jr. Se com sua afirmação “entende tanto de eletricidade quanto o PT de roubar e desviar” a intenção era demonstrar que Lobão não sabe lhufas da matéria, creio que foi mal construída, pois o PT é doutor em roubar e desviar.

    Curtir

  3. Comentado por:

    Paulo Freire

    Esse tal de lobão se supera. Acredito piamente que a vassoura quebrou, e caiu no MME. Falar em acidente aéreo é coisa de bruxo de última. Aliás quem encontrar o lobão a meia noite em frente a pedrinhas, sazonalmente falando, imagina o terror do gajo….

    Curtir