Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fernando Haddad, um desperdício

Cada vez mais, o destino do PT está ligado a Lula e desperdiça um dos poucos honestos que restou ao partido: Fernando Haddad

Nas eleições presidenciais deste ano, o PT tem três estratégias plausíveis: apoiar a candidatura de Ciro Gomes (PDT), lançar Fernando Haddad (PT) como candidato ou ir até o fim com Lula (PT), ficha-suja que terá sua candidatura negada pelo TSE poucas semanas antes do pleito.

Duas notícias de hoje mostram que a estratégia “Lula como Deus” será adotada pelo partido. A primeira é que Haddad, advogado desde 1987 (embora nunca tenha exercido a profissão), pegou sua carteirinha da OAB para poder defender Lula em algum de seus processos e, assim, ganhar o direito de visitar o ex-presidente. É óbvio que conversarão muito mais sobre estratégias políticas do que estratagemas jurídicos. Lula pode se convencer (ou já está convencido) a lançar Haddad como seu substituto? Acho improvável, pois perdeu a melhor chance para fazê-lo em seu último discurso antes de ser preso. A expectativa é que fique um longo tempo na cadeia e seja muito menos relevante do que vários imaginam.

A segunda notícia é que Ciro Gomes e Haddad encontraram os economistas Luiz Carlos Bresser-Pereira e Delfim Netto para tratar de uma “frente de centro-esquerda” nas eleições. Bobagem completa. A principal proposta defendida por Bresser-Pereira é o “câmbio competitivo” – ou seja, desvalorizar o real para exportar mais e, com isso, fazer o país crescer. Simplificando de modo grosseiro, significaria tornar o Brasil uma nova China. Quem mais defende isso é Nelson Marconi, economista da FGV-SP discípulo de Bresser-Pereira. Em toda sua história, o PT nunca sinalizou a menor vontade de adotar uma proposta assim. Ciro a vê com simpatia, mas ainda não se comprometeu. Como conciliar isso em uma única candidatura? Bastante improvável.

Delfim Netto, presente!, é um enorme equívoco. Implicado em corrupção na licitação para a hidrelétrica de Belo Monte, Delfim tornou-se parceiro tóxico. Quanto a ele ter algo a contribuir para uma frente de “centro-esquerda”… melhor nem comentar.

Com essa estratégia confusa, que pende ao lançamento de Lula como candidato, o PT desperdiça Fernando Haddad, provavelmente o único líder do partido que não está envolvido diretamente em corrupção. Uma pena para eles.

(Meu livro “Guerra à Corrupção: Lições da Lava Jato”  está à venda aqui)

(Entre em contato pelo meu site pessoalFacebookTwitter e email)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. alfredo lucio saback soares de quadros

    CENSURADO

    Curtir

  2. Haddad, aquele indiciado pela PF na Lava Jato? É desses que vc fala? A última alma honesta no PT? Faz-me rir!
    (Obs. O PT obviamente vai apoiar Ciro pq Haddad foi enxotado da prefeitura de SP perdendo no 1o turno para Dória e pq o Pinguço condenado já tá lacrado em CTB).

    Curtir

  3. Paulo Bento Bandarra

    No meio da lama não fica nenhum asseado. Conversa mole. Se está lá é porque é do mesmo time. Chuta e cabeceia.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Paulo Bento Bandarra

    É que nem a festa da milícia. Ninguém entra sem merecer.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Paulo Bento Bandarra

    Colocar um cara que nem se reelgeu para prefeito para concorrer para presidente é apostar que o eleitor é tolo.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Honestos? hahahaha não me façam rir… liberais me fazem rir!

    Curtir