Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Derrota de Lula é sinal amarelo para PMDB e PSDB

O sistema judicial brasileiro mostrou independência e coragem ao tomar a decisão de hoje.

Lula acaba de ser derrotado, em segunda instância, por unanimidade: 3 a 0. Sua pena foi aumentada de nove anos e meio em regime fechado para doze anos e um mês. É a pior derrota judicial do PT em toda sua história. A Lei da Ficha Limpa é clara: nenhum condenado em segunda instância pode disputar eleições durante oito anos. O fato de os três juízes terem aumentado sua pena de modo unânime mostra que eles entenderam que a visão da sociedade brasileira sobre corrupção mudou definitivamente. O “rouba-mas-faz” não cola mais.

Se eu fosse Michel Temer (PMDB), Aécio Neves (PSDB) ou algum outro corrupto menos notório, não gastaria um segundo comemorando.  Não terão foro privilegiado em 2019 caso não sejam reeleitos este ano (e tudo indica que não serão). Até agora, o STF tem protegido políticos como Aécio e Gleisi Hoffmann (PT), entre tantos outros. Paulo Maluf (PP) foi exceção.

A partir de hoje, qualquer juiz de primeira ou segunda instância que não condenar um politico ou empresário corrupto com provas mínimas será visto como bizarro. O sistema judicial brasileiro mostrou independência e coragem ao tomar a decisão de hoje. Tudo indica que, sem foro privilegiado, o mesmo ocorrerá quando chegar a vez de Temer, Aécio e os outros. O Brasil deu um passo difícil, mas crucial para sua consolidação democrática.

(Meu livro “Guerra à Corrupção: Lições da Lava Jato”  está disponível aqui)

(Entre em contato pelo meu site pessoal, Facebook, Twitter e email)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s