Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A facada em Bolsonaro muda pouco as eleições

Dificilmente a rejeição a Bolsonaro diminuirá após o atentado

É fácil superestimar o impacto da facada em Jair Bolsonaro (PSL). Antes que me esqueça, BK: acontecimento trágico, inédito, histórico, lamentável etc etc. Vamos ao que interessa: quais serão as implicações plausíveis do atentado para as eleições presidenciais? Pouco relevantes, acredito.

Não é óbvio mudar de voto por causa do atentado. Faltam menos de 30 dias para o primeiro turno. Geraldo Alckmin (PSDB) está dois ou três pontos atrás de Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede), ambos com cerca de 14% das intenções de voto. Bolsonaro tem por volta de 22% e deverá ter leve aumento nos próximos dias, mas é bastante provável que não dure muito. Quem, além de seus apoiadores, terá dó de um candidato tão associado ao machismo, homofobia e intervenção militar na política? Muito difícil crer que a facada mudará o cenário eleitoral. Mas…

Alckmin e Haddad perdem (um pouco). O candidato tucano estava se esforçando para mostrar os defeitos de Bolsonaro no horário eleitoral. É provável que suas críticas sejam atenuadas por alguns (preciosos) dias. E com isso Alckmin talvez não aproveite tanto a vantagem no horário eleitoral. Mas é impossível saber o real impacto disso. De modo secundário, Fernando Haddad (PT) perderá espaço na mídia, mas acho que isso importa menos do que o apoio de dissidentes dos partidos do Centrão, como Ciro Nogueira (PP).

General Mourão, um péssimo substituto. A campanha de rua passará a ser feita por General Mourão, candidato a vice na chapa de Bolsonaro. É um péssimo substituto. Retórica ruim, carisma zero, mais radical e militarista do que Bolsonaro. Não atrai novos apoiadores. Caso algum simpatizante da chapa agrida um político de esquerda, Mourão será um dos principais responsabilizados.

(Entre em contato pelo meu site pessoalTwitter e Facebook)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Nilson Rodrigues

    A facada muda o fato que Bolsonaro passa a ser conhecido por quem não acessa a internet ou usa redes sociais, haja vista sua exposição na TV, nos principais noticiários, além dos programas de rádio. Pode sim ter impacto na eleição.

    Curtir

  2. Exploited Barmy Army

    Não muda nada mesmo pois Bolsonaro já estava eleito e continua eleito kkkkkkkkk, Chora mais esquerdalha 😆😆😆😆😆

    Curtir

  3. Marcia Candido

    O que ocorreu é lamentável e não sei dizer se isso vai afetar o cenário eleitoral. Eu já ia votar no Alckmin e mantenho a minha decisão.

    Curtir

  4. Carlos Aurélio

    Ora, o “cavalão”, como diz Major Olímpio, continua firme no páreo!

    Curtir