Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Você conhece a última do Haddad? Aluno vê dado de concorrente no Sisu

Por Angela Pinho, na Folha: Após travar no fim de semana, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) teve mais problemas ontem à noite. Candidatos que acessavam a página podiam ver dados de outros inscritos, como nota e opção de curso, o que pode ser caracterizado como vazamento de informações. O sistema seleciona alunos que fizeram […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 13h07 - Publicado em 18 jan 2011, 06h19

Por Angela Pinho, na Folha:
Após travar no fim de semana, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) teve mais problemas ontem à noite. Candidatos que acessavam a página podiam ver dados de outros inscritos, como nota e opção de curso, o que pode ser caracterizado como vazamento de informações. O sistema seleciona alunos que fizeram o Enem para vagas em universidades públicas e institutos tecnológicos. O prazo final de inscrição, prorrogado ontem por conta de decisão judicial, termina às 23h59 de quinta.

O resultado sai dia 24 e as matrículas da primeira rodada vão de 27 a 31 deste mês.
Vagas restantes serão oferecidas em 8 e 9 de fevereiro e em 15 e 16 do mesmo mês.
A confusão no site começou a ser relatada por alunos ontem à noite. Após ficar um dia inteiro tentando se inscrever no site congestionado, Antônio César dos Santos Júnior, de São Paulo, que tenta vaga em ciências contábeis, percebeu que aparecia a conta de outra pessoa. O MEC admitiu o problema e disse que ele foi resolvido. Ainda segundo a pasta, os candidatos não conseguiriam mudar a opção do curso feita pelos outros.

Luana Mestre, 19, que tenta jornalismo e também enfrentou o problema, disse ter ficado insegura com o sistema. “Agora vou monitorar o site até o último dia para se está tudo certo”, disse ela, que mora em Santa Bárbara d’Oeste (SP). A mudança no cronograma do Sisu atendeu decisão judicial que também proíbe a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que integra o sistema, de reservar vagas para alunos do Estado. Além disso, a pasta diz ter considerado ainda as dificuldades de alunos da região serrana do Rio de se inscreverem devido às chuvas. Quem morar nas cidades atingidas pelas inundações e for selecionado receberá uma bolsa do Ministério da Educação de R$ 350 mensais como ajuda de custo. Para minimizar a dificuldade enfrentada por alguns alunos para entrar no Sisu, o MEC resolveu limitar o tempo de acesso de cada estudante ao site para o tempo máximo de vinte minutos. A ampliação do prazo do Sisu acabou por adiar também a inscrição do Prouni para sexta-feira desta semana até terça que vem.

Publicidade