Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Vestibular Uni-Tio Rei: quem é o “racista” abaixo?

Lembra um leitor: “É agora completamente evidente para mim que, como provam a formação de seu crânio e seus cabelos, Ferdinand Lasalle descende dos negros do Egito, presumindo que sua mãe ou avó não tinha cruzado com um preto. Ora, essa união de judaísmo e germanismo com uma substância negra básica deve produzir um produto […]

Por Reinaldo Azevedo - Atualizado em 23 fev 2017, 10h34 - Publicado em 26 out 2007, 19h34
Lembra um leitor:

“É agora completamente evidente para mim que, como provam a formação de seu crânio e seus cabelos, Ferdinand Lasalle descende dos negros do Egito, presumindo que sua mãe ou avó não tinha cruzado com um preto. Ora, essa união de judaísmo e germanismo com uma substância negra básica deve produzir um produto peculiar. A impertinência do camarada é também característica dos pretos”.

Esse é o trecho de uma carta escrita por quem?

a) Hitler
b) Goebbels
c) Darwin
d) Marx
e) Engels

Tema de casa pros remelentos e mafaldinhas que vierem aqui a te xingar. Quem sabe não pedem ajuda da turma da consciência negra…

Publicidade

Não vou ser malvado com os petralhas. O trecho é de Marx. Ele não gostava muito de Lassale, a quem chamava de um “caos de idéias claras”. Sim, é preciso ler a carta no contexto das considerações raciais do século 19, não é? Considerar que Marx fosse racista por conta do que vai acima seria fazer uma leitura anacrônica da história — tarefa a que se dedicam os esquerdistas quando se trata de desmoralizar os pensadores “de direita”. Racismo, na prática, aí sim, é defender a legalização do aborto nos termos porpostos por Sérgio Cabral.

Publicidade