Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Escândalo de Illinois chega mais perto de equipe de Obama

Por Andrea Murta, na Folha:O escândalo de corrupção envolvendo o governador de Illinois, Rod Blagojevich, deu um novo passo em direção à equipe do presidente eleito dos EUA, Barack Obama.A imprensa local afirma que Rahm Emanuel, nomeado chefe-de-gabinete (nos EUA, um híbrido com ministro da Casa Civil) do novo governo, aparece em conversas gravadas com […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 18h25 - Publicado em 15 dez 2008, 06h41
Por Andrea Murta, na Folha:
O escândalo de corrupção envolvendo o governador de Illinois, Rod Blagojevich, deu um novo passo em direção à equipe do presidente eleito dos EUA, Barack Obama.
A imprensa local afirma que Rahm Emanuel, nomeado chefe-de-gabinete (nos EUA, um híbrido com ministro da Casa Civil) do novo governo, aparece em conversas gravadas com o governador discutindo a substituição de Obama no Senado antes mesmo da eleição presidencial de 4 de novembro.
Blagojevich, democrata como Obama, foi acusado por promotores federais na terça por diversos atos de corrupção, incluindo tentar promover um “leilão informal” para a vaga do presidente eleito no Senado. Ele nega qualquer ação ilegal.
Emanuel não é alvo da investigação nem há nada que sugira que tenha buscado acordos financeiros sobre a vaga. Ainda assim, republicanos vêm exigindo mais esclarecimentos sobre os contatos do futuro chefe-de-gabinete com Blagojevich.
O governador, sob crescente pressão pela renúncia, passou o final de semana avaliando suas opções. Reuniu-se com um dos mais conhecidos advogados criminalistas dos EUA, Edward Genson, no fim de semana, mas não confirmou se o contratou para a defesa. Genson já representou o cantor R. Kelly e o ex-magnata da imprensa Conrad Black, que foi condenado à prisão por fraudes e obstrução à justiça em Chicago há um ano.
Assinante lê mais aqui
Publicidade