Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

De vez em quando, até Obama pode estar certo

Lá vou eu na contramão… Parece uma obsessão, mas juro que não. Foi divulgado nesta quinta o tal Relatório do Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ), coordenado por Leonard Downie Jr., ex-diretor-executivo do “Washington Post”. Está escrito lá que, desde 2009, seis funcionários do governo e dois prestadores de serviço foram processados criminalmente pelo governo […]

Lá vou eu na contramão… Parece uma obsessão, mas juro que não. Foi divulgado nesta quinta o tal Relatório do Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ), coordenado por Leonard Downie Jr., ex-diretor-executivo do “Washington Post”. Está escrito lá que, desde 2009, seis funcionários do governo e dois prestadores de serviço foram processados criminalmente pelo governo Obama por vazar informações confidenciais à imprensa. E isso faria, então, desta gestão a mais hostil à imprensa em muitos anos. Entre os prestadores de serviços, está o delinquente Edward Snowden, que, segundo seu pai, já está aprendendo russo para arranjar um trabalho. Imagino em que área…

Não simpatizo com Barack Obama. Não vou elencar aqui de novo os motivos. Eu o considero demagogo, desastrado e, na relação com o Congresso, autoritário. Em política externa, é uma lástima. A única coisa certa que fez foi não atacar a Síria — sei que um monte de gente discorda, mas os fatos, parece, estão me dando razão. Já escrevi dezenas de textos expressando o meu desagrado.

Mas, no caso em questão, esperavam o quê? Punir funcionário que, tendo o dever do sigilo, vaza informação não é autoritarismo, mas obrigação. Isso não tolhe o trabalho da imprensa coisa nenhuma — desde que não se tente punir o jornalista também. Sim, houve caso de tentativa de espionar repórteres. Aí não dá. Mas o vazador, uma vez identificado, tem de arcar com as consequências do risco que decidiu correr. Só faltava o Estado ser conivente com o seu ato.

A presença de Snowden nessa lista, lamento, a desmoraliza. Acho Obama muito ruim, sim, mas não por isso. Cada um no seu quadrado. O do governo é impedir e punir vazamentos. Errada, vênia máxima, é a esculhambação no Brasil. Por aqui, até apuração preliminar da Polícia Federal, que, às vezes, nem resulta em inquérito, vira notícia. As informações são muitas vezes pinçadas com propósitos claramente político-partidários. O sigilo em certos temas, não custa lembrar, também é reguardado e garantido por leis democráticas. É um mau motivo para criticar Obama.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s