Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Secura extrema

O nível de armazenamento de água dos reservatórios das hidrelétricas da região Sudeste era de 45% no final de 2013. Hoje, caiu a 19%. Como o período chuvoso que agora se inicia será fraco, de acordo com os meteorologistas, 2015 terminará quase sem água nos reservatórios do Sudeste, que representam 70% da capacidade de armazenamento […]

Por Da Redação Atualizado em 31 jul 2020, 02h43 - Publicado em 2 nov 2014, 08h42
reservatorio

Reservatórios do Sudeste: cada vez mais vazios

O nível de armazenamento de água dos reservatórios das hidrelétricas da região Sudeste era de 45% no final de 2013. Hoje, caiu a 19%.

Como o período chuvoso que agora se inicia será fraco, de acordo com os meteorologistas, 2015 terminará quase sem água nos reservatórios do Sudeste, que representam 70% da capacidade de armazenamento do Brasil.

Entre os técnicos do governo trabalha-se cada vez mais com o cenário do temido racionamento: as termelétricas, responsáveis por 27% de todo o consumo energético do país, já estão no limite e a energia que já começa a ser produzida na região Norte (em Jirau, Santo Antônio e Teles Pires) não pode chegar ao Sudeste pois as obras das linhas de transmissão estão atrasadas.

Continua após a publicidade

Publicidade