Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Receita esconde falhas no eSocial

Na sexta-feira da semana passada, no último dia para a quitação de tributos de quem contrata empregadas domésticas, o site responsável por gerar os boletos de cobrança, o eSocial, ficou por algumas horas fora do ar. Diversos usuários tiveram dificuldades e ninguém sabia ao certo se o problema era com a própria conexão da internet […]

Por Da Redação Atualizado em 30 jul 2020, 22h46 - Publicado em 10 Maio 2016, 13h07
Problemas no site

Problemas no site

Na sexta-feira da semana passada, no último dia para a quitação de tributos de quem contrata empregadas domésticas, o site responsável por gerar os boletos de cobrança, o eSocial, ficou por algumas horas fora do ar.

Diversos usuários tiveram dificuldades e ninguém sabia ao certo se o problema era com a própria conexão da internet ou com o sie. Isso porque a Receita, embora soubesse do problema, optou por não colocar nenhum tipo de informação na página do eSocial.

Além da falta de informação sobre o problema imediato, usuários reclamam pelo fato de a página não disponibilizar nenhuma forma de contato com servidores da Receita.

Ou seja, quando o site está fora do ar, quem quer pagar os impostos não tem sequer um número de telefone ou chat para entrar em contato e saber como proceder com o pagamento.

Questionada, a Receita colocou a culpa pelas falhas no sistema no Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e disse que não informou os usuários sobre o problema para “evitar maior confusão”.

Não respondeu, no entanto, se pretende um dia disponibilizar algum outro canal de atendimento, como telefone ou chat, para ocasiões em que o eSocial fique fora do ar.

Continua após a publicidade
Publicidade