Clique e assine com até 92% de desconto
Radar Por Gabriel Mascarenhas (interino) Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Evandro Éboli, Mariana Muniz e Manoel Schlindwein. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Plataforma de serviços digitais do governo já soma 70 milhões de inscritos

Sistema permite que cidadão acesse diversos serviços sem necessidade de memorizar várias senhas.

Por Manoel Schlindwein 30 jun 2020, 15h12

O governo federal registrou nesta semana o cadastro de número 70 milhões dentro da plataforma Meu Gov.Br. O aplicativo facilita o acesso aos serviços oferecidos pelo poder público com a facilidade do login único. Com ele, basta digitar o nome e a senha apenas uma única vez para ter acesso à todas as opções disponíveis.

O login único é uma solução da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. Atualmente, 1.484 serviços públicos federais, estaduais e municipais estão integrados ao “acesso gov.br” e podem ser acessados com a nova facilidade. Só no primeiro semestre deste ano, mais de 25 milhões de pessoas criaram suas contas no login único.

Os serviços mais acessados são a Carteira de Trabalho Digital, o Meu INSS, o Enem, a Carteira Digital de Trânsito e o site da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios).

“Quanto mais pessoas você tiver acessando serviços públicos digitais, sem se deslocarem para solucionar suas demandas, mais rapidez, eficiência e economia temos para o Estado brasileiro”, ressalta o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro. “O login único representa uma evolução na vida do cidadão, que já não precisa mais realizar diversos cadastros e memorizar nomes de usuário e senhas diferentes.”

Continua após a publicidade
Publicidade