Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O bonde da alegria dos partidos no Senado e o silêncio do Planalto

Aliados de Bolsonaro como Davi Alcolumbre atuam por projeto que reduz transparência nas campanhas e abre farra com dinheiro público nos partidos

As mudanças eleitorais em análise no Senado podem varrer do mapa todo o legado produzido pela Lava-Jato nos últimos anos. A avaliação vem dos próprios investigadores, que acompanham o movimento em curso no Senado nesta terça.

Numa tacada só, os partidos, sob o silêncio do governo de Jair Bolsonaro e o apoio de seus aliados – eleitos com o discurso da nova política –, querem:

1 – Ampliar a verba bilionária disponível nos cofres públicos para bancar campanhas;

2 – Autorizar os caciques partidários a gastar o dinheiro público com compra de imóveis e construção de sedes;

3 – Autorizar os caciques a pagar com dinheiro público os advogados dos políticos flagrados cometendo irregularidades na eleição

4 – Querem tirar do Tribunal Superior Eleitoral o controle sobre prestação de contas e ainda eliminar qualquer barreira sobre malandragens eventualmente identificadas pela Justiça. Pelo texto, o partido só será punido por mal-uso do dinheiro público se a Justiça Eleitoral provar que a irregularidade foi cometida dolosamente;

5 – Limita o desconto do fundo partidário para pagamento de multas aplicadas ao partido por irregularidades de campanha.

Se já estivesse em vigor no período da Lava-Jato, a lei permitiria o impensável. O PT, acusado de desviar bilhões de Petrobras, poderia bancar com dinheiro público, por exemplo, os advogados de defesa de Lula, José Dirceu, João Vaccari e tantos outros acusados de lavar a propina de obras na forma de doações eleitorais oficiais e via caixa dois.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Alcides Silva

    Todos farinha do mesmo saco!

    Curtir