Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Influencer e deputado bolsonaristas, os focos de preocupação da PGR

Radicalização no discurso de Sara Winter e Daniel Silveira preocupa investigadores da equipe de Augusto Aras

Por Robson Bonin, Mariana Muniz Atualizado em 5 jun 2020, 10h32 - Publicado em 5 jun 2020, 10h18

Na PGR, os investigadores que monitoram os passos dos radicais bolsonaristas investigados em diferentes frentes no STF — do inquérito das fake news ao inquérito dos atos golpistas — dizem que duas figuras se destacam em periculosidade e em prioridade na preparação de medidas mais duas.

Para os investigadores, a influencer Sara Winter e o deputado Daniel Silveira radicalizaram seus discursos — quase sempre com apelo armamentista –, o que reforçou o conjunto de provas que demonstrariam o potencial de ameaça da dupla às investigações.

ASSINE VEJA

Os riscos da escalada de tensão política para a democracia Leia nesta edição: como a crise fragiliza as instituições, os exemplos dos países que começam a sair do isolamento e a batalha judicial da família Weintraub
Clique e Assine

O deputado defendeu descarregar a arma contra opositores, além de colecionar ameaças a adversários políticos nas redes.

A situação da influencer, que quer “ucranizar o Brasil”, é ainda mais precária, porque Sara não tem foro e já é alvo de um pedido de prisão que foi redigido e enviado pela PGR ao procurador da República Frederick Lustosa. Com a divulgação do movimento da PGR, o procurador teria decidido segurar as ações, por considerar, segundo colegas, que era alvo de interferência da PGR.

Sara corre o risco de ser presa por causa das ameaças que fez ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, mas ela ainda é alvo de outros dois inquéritos na Procuradoria da República do Distrito Federal. Todos, inexplicavelmente, sigilosos.

Continua após a publicidade
Publicidade