Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Conta de déficit não considera moratória dos Estados, diz Meirelles

A moratória de um ano no pagamento das dívidas com a União, como pretendido por um grupo de Estados, teria impacto de 36 bilhões de reais no Orçamento, confirmou à reportagem o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Esse número, no entanto, não foi incluído nas contas do déficit de 170 bilhões de reais apresentado na […]

Por Da Redação Atualizado em 30 jul 2020, 22h39 - Publicado em 23 Maio 2016, 13h00
Meirelles: martelo batido

Meirelles: dívida não leva em conta moratória

A moratória de um ano no pagamento das dívidas com a União, como pretendido por um grupo de Estados, teria impacto de 36 bilhões de reais no Orçamento, confirmou à reportagem o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Esse número, no entanto, não foi incluído nas contas do déficit de 170 bilhões de reais apresentado na sexta-feira, porque a proposta não foi aceita, ressaltou.

Nas contas, foi incluído um valor líquido negativo em cerca de 20 bilhões de reais, referente à diferença entre a repatriação de recursos do exterior, a dívida dos entes federativos e restos a pagar.

O ministro disse que a “negociação será dura” e a intenção é chegar a um acordo com os Estados antes que o assunto volte à pauta do STF. Compromissos de responsabilidade fiscal serão exigidos e venda de ativos estaduais para fechar as contas não estão descartados.

Continua após a publicidade
Publicidade