Clique e assine a partir de 9,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Evandro Éboli, Mariana Muniz e Manoel Schlindwein. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Bolsas de pesquisa do Rio serão renovadas por 90 dias

Faperj anunciou renovação automática de bolsas estaduais; pesquisadores que estão no exterior podem antecipar volta

Por Mariana Muniz - Atualizado em 25 mar 2020, 18h43 - Publicado em 25 mar 2020, 15h20

Diante da pandemia do novo coronavíurs, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) resolveu prorrogar automaticamente por mais 90 dias todas as bolsas de pesquisa em âmbito estadual que estavam com prazo de encerramento previsto entre março e junto.

Além disso, a entidade autorizou que bolsistas e pesquisadores que se encontrem no exterior e desejem retornar ao Brasil façam imediatamente mudanças nos voos de volta ou remarquem a data de embarque, desde que em classe econômica. A mudança deve ser feita formalmente pelos canais de atendimento da fundação.

A Faperj também recomendou que todos os pesquisadores adiem viagens que não sejam “estritamente necessárias no momento” e permitiu a alteração da vigência de cada projeto internacional.

Na última quarta-feira, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão subordinado ao Ministério da Educação, anunciou que pode cortar bolsas de estudantes brasileiros que estão em universidades no Exterior e optarem por não antecipar a volta ao Brasil devido à pandemia do novo coronavírus.

ATUALIZAÇÃO às 18h43: A Capes informou ao Radar que já decidiu garantir os benefícios de todos os estudantes e pesquisadores que recebem bolsas de estudo no exterior. E que os benefícios que se encerrariam em março de 2020 serão prorrogados por até 60 dias. 

Continua após a publicidade
Publicidade