Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lava Jato devolve R$ 1,034 bilhão a Petrobras

Foi a maior devolução judicial da história; o procurador Deltan Dallagnol cobrou eleição de congressistas "alinhados com as medidas anticorrupção"

A força-tarefa da Lava Jato fez nesta quinta-feira, 9, a devolução simbólica de 1,034 bilhão de reais a Petrobras. Esse é o maior valor já devolvido judicialmente no Brasil. O dinheiro é oriundo de acordos de colaboração celebrados com pessoas físicas e jurídicas condenados por crimes de corrupção contra a estatal, como o engenheiro Swi Skornick e a empresa Keppel Fels.

Pelos cálculos da força-tarefa, há ainda 175 acordos de colaboração celebrados em Curitiba e Brasília que preveem a devolução de 12,3 bilhões de reais. Com o repasse desta quinta, o total de recursos já transferidos à estatal chega a 2,5 bilhões de reais. O coordenador da força-tarefa, Deltan Dallagnol, comemorou a devolução, mas afirmou que a Lava Jato precisa estar atenta para uma contraofensiva da classe política, nos moldes do que ocorreu na Itália, com a Operação Mãos Limpas. “Para evitar isso precisamos do apoio da sociedade. A sociedade brasileira deve assumir o protagonismo e construir um congresso alinhado com as medidas anticorrupção”, disse.

Já o presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, afirmou que desde o início da operação, a empresa mudou seus protocolos de controle interno e tem cooperado com a Força Tarefa. “Fomos vítimas sim mas não temos tido atuação passiva e estamos empenhados em receber de volta cada centavo desviado atuando como assistentes da acusação em 51 processos.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. news da hora

    Parabéns as forças tarefas da lava jato , que fazem um ótimo trabalho prendendo corruptos petralhas , pmdbtralhas e cias .

    Curtir

  2. news da hora

    Precisa de mais forças tarefas para agir nos estados . Pois infelizmente o judiciário e MP são comprometidos com governadores corruptos .

    Curtir

  3. news da hora

    Em alguns estados , não são em todos .

    Curtir

  4. news da hora

    1 bilhões devolvido aos cofres da Petrobrás seus petralhas , artistralhas , jonartralhas , que indecentemente apoiam Lula o chefe destes roubos bilionários .

    Curtir

  5. Marcos Antonio Valadares

    Sinceramente não acho muito. Porque só o STF está querendo alto que vai passar dos 3 bilhões ao orçamento de 2019 e os anos seguintes

    Curtir

  6. Johnny Bravo

    Melhor do que já foi feito antes disso, ou seja, nada…
    Estão de parabéns, apesar dos “eternos nunca satisfeitos com o que se faz” e das forças contrárias.

    Curtir