Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Noblat Por Coluna O primeiro blog brasileiro com notícias e comentários diários sobre o que acontece na política. No ar desde 2004. Por Ricardo Noblat. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Mourão é o nome dele

Memória de uma noite nervosa

Por Ricardo Noblat Atualizado em 30 jul 2020, 19h21 - Publicado em 30 out 2019, 09h00

Em uma mesa, ontem à noite, do restaurante Piantas, onde políticos costumam se encontrar em Brasília depois do expediente no Congresso, pelo menos oito deputados de variados partidos discutiram a certa altura o que poderia acontecer se o presidente Jair Bolsonaro renunciasse ao mandato ou fosse deposto.

Assumiria o vice-presidente Hamilton Mourão? Ou haveria eleição direta para a escolha de um novo presidente uma vez que Bolsonaro não teria completado metade do mandato? Mas, nesse caso, não caberia ao Congresso a escolha do novo presidente? O cargo seria ocupado temporariamente pelo presidente da Câmara?

O deputado mais experiente à mesa levantou a voz e garantiu que assumiria Mourão. Lembrou que foi assim quando José Sarney assumiu no lugar de Tancredo Neves em março de 1985. Na véspera de tomar posse, Tancredo foi internado, vítima de um tumor. Morreu no dia 21 de abril depois de ter sido operado sete vezes.

Publicidade