Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Emoção, sem perder o rigor jamais

A última batalha de Negreiros

Inquieto e sempre apressado, o pateta do meio da foto acima, José da Graça de Jesus Negreiros, 68 anos, foi embora ontem, cedo demais, depois de lutar quase uma década contra um câncer de próstata.

Dos três, era o mais ranzinza, implicante, teimoso e irreverente, mas também o mais instigante, criativo, divertido e imprevisível na maior parte do tempo, data vênia Armando Mendes, o da ponta direita.

Armando era o racional por excelência, detalhista, capaz de detectar um erro onde ele aparentemente não existia, e estilista de mão cheia.

Negreiros, emoção acima de tudo, um implacável demolidor de verdades estabelecidas, capaz de ir além dos seus próprios limites, sem jamais perder o humor ferino que muitas vezes se voltava contra ele mesmo.

Tive o privilégio de ter trabalhado com ele por sete anos no Jornal do Brasil, e por oito no Correio Braziliense. Nunca mais nos separamos a ponto de sua primeira mulher ter-me dito, certa vez, que somente eu seria capaz de aturá-lo pelo resto da vida. Tentei…

Foi um dos mais brilhantes jornalistas que conheci – repórter de faro apurado, editor caprichoso que sabia extrair o melhor de uma história, correspondente internacional versátil capaz de transitar com desenvoltura por todas as áreas do conhecimento.

Deixou sua marca por onde passou – entre outros jornais, O Globo, Gazeta Mercantil, O Estado de S. Paulo e Jornal de Brasília.

Espero, um dia, reunir os melhores casos de Negreiros para que sirvam de estudo em escolas de jornalismo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa

    A amizade é o mais belo dos sentimentos e essa foto é um testemunho de como esse sentimento é valioso. Como são lindos e simpáticos esses “patetas”…

    Curtir