Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Os 12 aeroportos brasileiros que estão entre os mais pontuais do mundo

País tem dois representantes a mais que no ano passado segundo levantamento dos aeroportos com maior percentual de voos dentro do horário

Sejamos sinceros… a gente adora reclamar das coisas que não funcionam, dão errado ou são mal feitas aqui no Brasil. Mas poucas vezes paramos para elogiar quando o contrário acontece.

Ok, podemos até alegar que não temos motivos para elogiar porque é o mínimo que se exige quando falamos de serviços prestados: que as coisas funcionem e que sejam bem feitas.

Mas como expectativa e realidade nem sempre condizem, acho legal valorizar as coisas boas que temos por aqui.

Confesso que fiquei feliz quando vi os resultados do relatório anual de pontualidade publicado pela OAG, empresa britânica de inteligência especializada em aviação, que classifica os aeroportos mais pontuais do mundo.

Se no ano passado o Brasil tinha dez aeroportos representados na lista, neste ano temos dois a mais. Ou seja, de 80 aeroportos listados, 15% estão no nosso país. Nada mal, né?

Para chegar ao ranking, a OAG divide os aeroportos em categorias de acordo com a quantidade de passageiros que por eles passam todos os anos: pequenos (2,5 a 5 milhões), médios (5 a 10 milhões), grandes (10 a 20 milhões), principais (20 a 30 milhões) e mega (mais de 30 milhões).

O Brasil teve ao menos um representante em todas as categorias, à exceção da mega, já que não temos nenhum aeroporto deste porte.

Quer saber quem são eles?

Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba

Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba (Infraero/Divulgação)

Na categoria de aeroportos pequenos, temos três representantes: Curitiba (foto), que aparece na quarta colocação, com 86,26% dos voos saindo no horário previsto, Fortaleza, oitavo da lista, com índice de pontualidade de 83,82%, e Salvador, o 13o colocado, com 82,97% de voos no horário.

Vale lembrar que a definição dada pela OAG para “dentro do horário” são os voos que partiram ou chegaram com no máximo 14 minutos e 59 segundos de seu horário agendado

O resultado na categoria pequenos foi bem melhor que o do ano passado, quando tivemos Curitiba em 14o lugar, Recife em 17o e Porto Alegre em 20o.

O aeroporto pequeno mais pontual do planeta é o de Minsk, na Bielorússima, com índice de pontualidade de 92,35%.

Já na categoria que engloba os aeroportos considerados de médio porte porte dobramos o número de representantes brasileiros: seis contra três do ano passado.

Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)

Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) (Germano Lüders/.)

São eles: Viracopos, em Campinas (foto), o terceiro da lista com 85,95% dos voos dentro do horário, Recife, o quarto colocado com índice de pontualidade de 84,93%, Santos Dumont, no Rio, o quinto na lista, com 84,88%, Belo Horizonte, o sexto, com 84,84%, Galeão, no Rio, o oitavo colocado e índice de pontualidade de 83,73%, e Porto Alegre, o nono mais pontual da categoria, com 83,64% dos voos no horário.

 

O aeroporto do Panamá foi o mais pontual da categoria, com índice de 91,11%.

Já dentre os aeroportos considerados grandes, tivemos dois listados: Brasília, em terceiro lugar, com 86,08% de índice de pontualidade, e Congonhas, em São Paulo, que foi o sexto mais pontual com 84,64% dos voos na hora marcada. O mais pontual do mundo nesta categoria foi o aeroporto de Osaka, no Japão, que teve índice de 88,22%.

Aeroporto de Guarulhos (SP)

Aeroporto de Guarulhos (SP) (IStock/Getty Images)

E fechando a lista de aeroportos brasileiros, Guarulhos (foto) foi o décimo colocado entre os considerados principais, com índice de pontualidade de 79,91% – subiu uma posição em relação ao relatório do ano passado. O aeroporto de Moscou Sheremetyevo ficou na primeira colocação, com 87% dos voos no horário.

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Vladimir Alves

    Boa tarde! Peço, por gentileza, considerar a seguinte retificação: substituir Santos Dumond por Santos Dumont. Grato!

    Curtir

  2. Tatiana Cunha

    Ops! Corrigido. Obrigada, Vladimir!

    Curtir