Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Modo Avião Por Tatiana Cunha As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem

Dois terços dos turistas diz não aproveitar ao máximo suas viagens

Número é o resultado de uma pesquisa feita pela maior ferramenta de reservas online do planeta com mais de 20 mil viajantes de todo o mundo

Por Tatiana Cunha Atualizado em 30 jul 2020, 20h24 - Publicado em 2 jul 2018, 15h12

Você já voltou de uma viagem com a sensação de não ter aproveitado ao máximo a oportunidade que teve?

Eu certamente já. Seja por ter faltado de tempo, por não ter estado presente como deveria, por ter faltado de dinheiro, por não ter feito uma boa pesquisa do meu destino antes de partir ou qualquer outro motivo, já voltei para a casa sem a sensação de “missão cumprida” após uma viagem.

Independentemente da razão, sempre acabo me “culpando” e demoro um certo tempo até me acostumar com a ideia de não ter aproveitado ao máximo a chance que tive de estar em outro canto do mundo.

Para aliviar minha consciência, descobri que não estou sozinha. Uma pesquisa realizada com 20.500 viajantes do mundo todo pelo Booking.com, a famosa ferramenta de reservas online, revelou que 63% dos entrevistados acredita não estar tirando tudo o que pode de suas viagens.

E, assim como acontece comigo, boa parte destas pessoas não está satisfeita com isso, segundo o estudo.

Pois é, nada menos do que 78% dos entrevistados disse que gostaria de tirar o máximo proveito de suas viagens e não ter arrependimentos depois. Os números também revelaram que 44% das pessoas que responderam à pesquisa queriam ser viajantes mais aventureiros, abraçando novas oportunidades sem ter medo de chegar ao limite quando se trata de viajar.

Mas quais o que as pessoas gostariam de fazer em suas viagens que as fariam voltar mais realizadas e satisfeitas com o tempo e dinheiro investidos numa viagem?

Para 55% das pessoas a resposta é simples: sair de sua zona de conforto.

Eu, que admito adorar estar na minha zona de conforto, acho viajar a melhor maneira de sair dela, mas de uma maneira menos traumática e mais amigável (pelo menos pra mim!).

Continua após a publicidade

Os entrevistadores então perguntaram quais seriam as experiências que estes viajantes gostariam de ter para sair de sua zona de conforto, mas que nunca tiveram simplesmente por medo.

Para 39% das pessoas seria fazer uma viagem em que fossem voluntários em algum projeto (acho o máximo!!!), outros 38% disseram que gostariam de fazer uma aventura gourmet, mesmo porcentagem dos que afirmaram que uma viagem surpresa seria a maneira ideal para sair da zona de conforto ao viajar. Para 36% dos entrevistados uma viagem sabática seria a experiência ideal, enquanto para outros 36% seria uma viagem de volta às origens da família.

E quais são as principais barreiras que os viajantes encontram para poder se aventurar mais em seus destinos?

De acordo com a pesquisa do Booking.com a língua é o principal obstáculo apontado. Nada menos que 28% dos entrevistados afirmou que não falar o idioma do destino pode os impedir de planejar uma viagem, enquanto para 20% isso os deixa nervosos e com medo de se atrapalhar no local por não falar a língua.

Para 34% das pessoas que participaram do estudo, não encontrar a acomodação certa é um obstáculo e 26% disseram que sentem-se ansiosos ao enfrentar situações novas quando viajam.

Outra pergunta feita aos mais de 20 mil participantes da pesquisa foi o que as pessoas mais buscam quando saem para uma viagem. Os resultados são previsíveis, eu diria…

Para 62% das pessoas o maior objetivo ao viajar é conhecer e experimentar novas culturas. Para 51% das pessoas a meta é experimentar a culinária local, enquanto que 39% querem apenas conhecer um lugar novo. Já 33% dos entrevistados afirmou que o principal objetivo de uma viagem é conhecer novas pessoas.

Admito que a minha resposta seria C) todas as acima e mais algumas outras 😉

E você, o que busca quando vai viajar?

 

  • Continua após a publicidade
    Publicidade