Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Como aproveitar ao máximo sua próxima escala

Veja dicas para não desperdiçar as horas livres entre um voo e outro, seja sua conexão de cinco horas ou até mesmo de um dia inteiro em alguma cidade

Como aproveitar ao máximo sua escala

Seja por questões financeiras ou mesmo falta de voos, quem nunca teve de fazer uma escala longa em algum canto do mundo antes de chegar ao seu destino final?

Perdi a conta de quantas vezes tive que fazer voos completamente absurdos por algum destes motivos… já fui para Londres via Nova York, já voltei da Europa via Toronto, já saí e voltei para o mesmo aeroporto no mesmo dia antes de pegar um voo pra São Paulo e outras bizarrices.

E, vira e mexe, a gente acaba tendo que passar oito, 12 horas num aeroporto antes de seguir viagem. Mas, dependendo do tipo da viagem, do local e da sua disposição há muito mais opções do que ficar sentado num banco do aeroporto fazendo uma maratona da sua série favorita no tablet.

O que para alguns pode ser motivo de reclamação, para outros pode ser uma chance de explorar um novo lugar, visitar um destino favorito ou simplesmente fazer o melhor uso do que seria um dia “perdido”.

Se quiser aproveitar ao máximo sua escala longa em algum lugar, prepare-se. Leve uma muda de roupas para trocar no fim do dia, leve sapatos confortáveis, troque a mala de mão por uma mochila e… divirta-se!

> Planeje-se

Como disse acima, se você pretende gastar as suas horas de escala fazendo turismo é bom se planejar antes. Leve o mínimo possível numa mochila ou descubra se no seu aeroporto há locais para deixar suas bagagens. Verifique também se há transporte coletivo eficiente para o centro da cidade ou se o aeroporto fica muito longe. Já fiquei várias vezes em Paris por dez ou 12 horas antes de pegar uma conexão e sempre apelei ao trem que vai e volta para o Charles de Gaule. Mas vale lembrar que o RER leva quase uma hora em cada direção! Locais como Cingapura e Park City, em Utah, por exemplo, oferecem city tours gratuitos desde o aeroporto. Por isso #ficaadica… pesquise sempre!

> Volte aos seus lugares favoritos

Como seu tempo será curto para desbravar mais profundamente novos territórios, aproveite as escalas longas para voltar a seus destinos favoritos. Você pode aproveitar para almoçar naquele lugar que você tanto gostou ou voltar naquela loja que só existe em tal cidade. Ou que tal passar a tarde naquele museu que estava lotado quando você tentou ir. Escolher um local que você já conhece, além de ser um economia de tempo, afinal você já sabe navegar por lá, é bom para você não ficar com a sensação que está perdendo algo muito bacana.

> Aproveite para descansar

Se você está indo para um lugar muito distante e não está com paciência para fazer turismo enquanto espera seu próximo voo, aproveite para relaxar. Algumas boas opções são ir a uma sala VIP onde você pode trabalhar, descansar, comer e até tomar banho. Já fiz um post explicando como ser VIP sem ter que viajar de executiva. Outra alternativa é reservar um hotel no aeroporto. Muitos oferecem a opção de day use, que você paga uma quantia menor que uma diária comum para usar o quarto por apenas algumas horas. Seja para dar um cochilo ou tomar um banho, é garantia de que você estará novo para o resto da viagem.

> Alugue um carro

Se sua escala é longa e você não quer se cansar muito antes de seguir viagem, outra opção legal é alugar um carro por um dia. Assim você pode fazer turismo mas sem se cansar muito. Fiz isso uma vez que estava a caminho da Austrália. Tinha uma escala de quase 12 horas em Los Angeles, durante o dia. Aluguei um carro e passei o dia todo passeando pela cidade, fui a algumas praias, comi bem e, no fim do dia, devolvi o carro e segui viagem.

> Coloque a leitura ou os emails em dia

Tem vezes que tudo o que a gente quer durante uma escala longa é aproveitar para colocar a leitura em dia, esvaziar a caixa de entrada de emails ou ver a última temporada daquela série incrível. Nada de errado com isso! Se você não quer/pode investir num lounge ou num quarto de hotel, escolha um canto tranquilo do aeroporto e finja que está na sua sala de estar. No começo do ano tive uma escala de seis horas em Frankfurt e confesso que não estava com paciência de sair para passear (mesmo porque não sou muito fã da cidade). Então carreguei meu tablet com várias séries, peguei uma fileira de bancos vazia num cantinho do aeroporto e lá fiquei até a hora de embarcar.

> Aproveite para se exercitar

Hoje em dia você já nem precisa mais sair do aeroporto durante uma longa escala para ter opções de passar o tempo enquanto espera, como já contei neste post sobre os melhores aeroportos do mundo. Hoje em dia cada vez mais aeroportos oferecem opções para quem quer se exercitar enquanto espera o próximo voo. De estúdios de yoga a academias completas, é possível encontrar de tudo. Muitos hotéis em aeroportos também oferecem esta comodidade para quem está em trânsito. Pesquise antes para saber quais são as opções. Nada melhor que gastar o tempo cuidando de si e se preparando para não sofrer com os efeitos do jet lag.

> Compre até cair

Não precisa exagerar, foi apenas maneira de dizer. Mas para quem, como eu, adora fazer umas compritchas, alguns aeroportos do mundo são quase um paraíso. De boutiques famosas a lojinhas de souvenirs, passando por chocolates, maquiagens e quase tudo o que a imaginação permitir é possível encontrar nos aeroportos hoje em dia. Claro que já fiz um post contando os meus duty frees favoritos ao redor do mundo. Mas tome cuidado para não comprar demais e depois não conseguir fazer suas compras caberem no compartimento de bagagem ou para não perder a noção do tempo e o voo!!

> Reencontre amigos

Você está sempre combinando de rever aquele amigo que mora em Barcelona mas já foi tantas vezes para a cidade que não pretende voltar em breve? Que tal usar uma escala na cidade para reencontrá-lo? Com as redes sociais hoje em dia é fácil saber onde e quando seus amigos estão em cada cidade. Aproveite o dia “livre” para revê-los durante um almoço, um café ou um drinque. Mesmo os que não moram na cidade e estão apenas de passagem podem te ajudar a passar o tempo. Anuncie nas redes sociais alguns dias antes onde será sua parada e pergunte quem estará na cidade!

 

Veja também

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s