Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

8 truques para não deixar as redes sociais estragarem suas férias

Todo mundo gosta de postar fotos e vídeos quando está viajando, mas saiba de que maneira você pode evitar que isso se torne uma obsessão

Quem não gosta de usar as redes sociais durante as férias para mostrar aos quatro ventos o quanto está se divertindo, vendo coisas bonitas, comendo bem e fazendo compras?

Todos nós já nos gabamos ao fazer uma viagem gostosa, sejamos sinceros.

E digo mais…. tenho certeza que você tem alguns amigos (ou conhecidos) que segue nas mídias sociais que não se manifesta o ano inteiro. Não posta fotos, não faz vídeos, nem mesmo curte as suas. Mas basta pisar num aeroporto que suas redes sociais começam a bombar.

É foto do café da manhã até a hora de dormir, com todos os detalhes do dia minuciosamente compartilhados para Deus e o mundo verem. Você chega a ter a sensação que está viajando com a pessoa tamanho o nível de exposição.

Claro que sem exageros, compartilhar momentos gostosos e paisagens incríveis com seus familiares, amigos e e seguidores é muito bacana. O problema é quando dividir cada instante de sua viagem se torna uma obrigação e acaba fazendo com que você se desconecte do momento que está vivendo por estar muito preocupado em dividir aquilo.

Hoje em dia é comum chegar a uma atração turística e ver as pessoas fazendo dezenas de fotos do lugar e irem embora sem parar para apreciar com os próprios olhos (e não através da tela de um celular!!) o local.

Um estudo da Expedia, uma empresa de viagens e reservas online revelou que as pessoas gastam, em média, nove horas de uma semana de férias em redes sociais. Nove horas!!! Desculpem os que vestiram a carapuça, mas é muito tempo perdido…

De acordo com a pesquisa, que ouviu 2 mil pessoas, 44% dos viajantes afirmou que, de alguma maneira, as mídias sociais estragaram suas férias.

E tem mais… das pessoas ouvidas, ao menos 10% admitiu que tira até 15 fotos em uma mesma pose para ter certeza que conseguiu capturar aquele selfie perfeito.

Quem acompanha o blog já deve ter percebido que eu adoro fazer fotos, postá-las nas redes sociais e amo fazer um selfie com biquinho (como dá pra ver abaixo, hahahaha).

Mas não deixo isso atrapalhar minhas viagens. Sim, posto fotos e vídeos quando estou de férias, mas nunca faço disso uma obsessão. Posto quando dá e se dá. Não saio correndo pra pedir a senha do Wifi em cada lugar que paro nem compro chip com 4G em toda viagem que faço.

Longe de mim ser inimiga das redes sociais. Muito pelo contrário. Elas podem nos ajudar bastante quando estamos viajando, como já falei neste post aqui. Mas tudo em moderação.

Se você se viu em várias partes deste post aqui e quer tentar um mini detox digital nas próximas férias, confira alguns truques que podem te ajudar quando você for viajar:

1. Prefira uma câmera

Hoje em dia muita gente já nem tem mais câmera fotográfica, já que os celulares resolvem muito bem na hora de tirar fotos. São compactos, fazem fotos de qualidade, maaaaaaas, também podem estar conectados à internet e fazer você sucumbir à tentação de ficar fazendo milhares de “stories” ou “snaps” e se esquecer de apreciar a vista bem na sua frente… Por isso, se puder, dê preferência a uma máquina fotográfica para registrar os momentos de suas viagens ao invés de usar o telefone. Guarde ele para outras funções, como falar com a família e os amigos no WhatsApp ou para postar algumas fotos mais tarde nas redes sociais.

2. Estabeleça limites

Uma boa solução para não ficar tentado a “transmitir suas férias ao vivo” nas mídias sociais é estabelecer uma determinada hora do dia para postar fotos e vídeos. Eu, em geral, deixo para fazer isso à noite, no hotel, quando o dia já acabou e tenho várias fotos para olhar e escolher. Assim você curte seu dia com calma e depois ainda tem tempo de “editar” o que irá postar. Se sair postando tudo que vê pela frente durante o dia, além de não viver o momento, irá deixar seus seguidores cansados de tanto overpost…

3. Desligue o Wifi e o 4G

Se você não quer se sentir na obrigação de ficar postando coisas durante o dia todo quando está viajando, experimente não comprar um chip ou desligar o 4G de seu celular em sua próxima viagem. Sim, ter internet à disposição ajuda na hora de ver mapas, encontrar endereços e tirar dúvidas, mas também pode te deixar escravo das redes sociais. Que tal deixar para postar somente quando tiver WiFi gratuito à disposição?? Ou se você quiser ser ainda mais radical, desligue também o Wifi durante o dia.

4. Use a regra de uma foto

Ninguém gosta de overposting… Eu pelo menos fico de bode quando vejo uma, duas, sete, 20 fotos da mesma pessoa no mesmo lugar. Isso sem falar nos stories cheios de vídeos. Um pouco de edição não faz mal a ninguém, né? Vontade de postar todas as fotos todo mundo tem, mas use o bom senso e escolha apenas as melhores e mais relevantes. O resto você guarda para você ou publica depois num dia de #TBT…

5. Conecte todas as mídias

Ao invés de ficar perdendo tempo postando uma foto no Instagram, outra no Facebook, outra no Twitter, vídeos no Snapchat,  e assim por diante, tente conectá-las para fazer o “serviço” todo de uma vez. Se você postar uma foto no Instagram, por exemplo, pode fazer com que ela apareça também no Facebook e no Twitter sem tem a necessidade de ir em cada aplicativo separadamente. De uma olhada nas configurações de seus apps e veja o que é possível fazer para economizar tempo 😉

6. Escolha um mídia

Se você não é um digital influencer certamente não precisa usar todas as redes sociais que existem para manter família, amigos e os seguidores desconhecidos felizes com suas atualizações durante as férias. Tente escolher uma mídia social de sua preferência e invista nela. No meu caso há quase dois anos passei a usar quase que exclusivamente o Instagram. Ele é mais a “minha cara” pois o que mais gosto é de ver fotos mesmo. Desde então conectei minhas contas do Facebook e Twitter a ele e só entro nestes bem de vez em quando. A economia de tempo de não ter a “obrigação” de entrar em vários aplicativos diferentes é absurda.

7. Dê preferência a álbuns

Ao invés de ficar postando várias fotos por dia ao longo de vários dias, que tal juntar todas as fotos em um álbum no final de sua viagem. Sim, é legal ir postando conforme as coisas vão acontecendo, mas, assim como postar apenas uma vez no final do dia te dá tempo de “editar” suas imagens, fazer um álbum no fim das férias tem o mesmo efeito. Além do Facebook ter este recurso o Instagram também permite que você publique até dez fotos de uma só vez. Se você quer fazer o detox mesmo, não custa fazer a experiência, né?

8. Desconecte-se

Você pode começar com uma viagem de final de semana, só pra ver como se sente. Mas que tal tentar, ao menos uma vez, viajar sem contar ao mundo todo pra onde está indo, mostrar seu cartão de embarque, o avião decolando, etc, etc, etc? Há dez anos vivíamos todos bem e felizes sem usar as redes sociais, não? Seja vintage uma vez 😉

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s