Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

8 mitos sobre compra de passagens que você precisa parar de acreditar

Conheça algumas das lendas que podem te ajudar a economizar bastante dinheiro na hora de comprar o bilhete aéreo para sua próxima viagem de férias

Acho engraçado como para alguns assuntos todo mundo parece ser especialista.

Não sei se acontece só comigo, mas basta dizer que vai comprar uma passagem de avião que aparece alguém para dar pitaco.

Você sabia que se comprar tal hora é mais barato? Sabia que se fizer tal coisa no seu navegador vai encontrar passagens mais baratas? Já procurou no site tal? Eles sempre têm ótimas promoções… Vai pra não sei aonde? Xiiiii, vai ser difícil encontrar uma passagem em oferta pra lá… E por aí vai.

A verdade é que existe uma série de mitos (e algumas verdades, claro) quando se trata de comprar passagens aéreas.

Separei alguns dos mais comuns por aqui para te ajudar na próxima vez que você for planejar sua viagem.

 

1. Quanto antes você reservar sua passagem mais barato irá pagar

Não necessariamente. Tudo vai depender de onde e para onde você vai, mas as passagens costumam ter seus preços alterados quase que diariamente. Se você nunca teve curiosidade, faça o teste e por alguns dias faça a mesma busca para ver como os preços flutuam. Justamente por isso comprar uma passagem com muuuuita entecedência pode não ser o melhor negócio. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa de viagens americana Cheapair.com, com mais de 917 milhões de tarifas, se você comprar seu bilhete com 169 a 319 dias de antecedência terá mais opções, mas pagará em média US$ 50 a mais. Segundo a pesquisa, a janela ideal é entre 21 e 121 dias. Para saber mais, dê uma lida neste post que fiz sobre os dias mais baratos para comprar passagens.

 

2. Se for viajar em grupo é melhor comprar as passagens na mesma transação para economizar

Não é bem verdade, apesar de parecer meio lógico. Em muitos casos, porém, o que acontece é justamente o inverso. Por conta de algoritmos de reserva podem existir até dez preços diferentes para um mesmo voo. Quando vou comprar mais de uma passagem sempre uso mais de um computador (ou celular) para fazer as compras ao mesmo tempo, mas não na mesma transação.

 

3. Alguns destinos são sempre mais caros que outros

Mito. Tudo vai depender da sua flexibilidade na hora de escolher a data da viagem. Alguns destinos que são muito procurados podem até ser mais caros na média, mas por conta da maior oferta de voos, durante a baixa temporada, por exemplo, podem ficar sem muita procura, o que fará com que seus preços caiam. A dica é usar uma ferramenta de busca de voos para determinar o período mais barato e a duração ideal da viagem para economizar. Isso claro se suas datas forem flexíveis.

 

4. Se vai fazer uma viagem longa é sempre mais barato comprar todos os trechos com a mesma companhia aérea

Apesar de ser mais fácil e prático, nem sempre é mais barato. Com a grande oferta de empresas low cost que existem hoje, é sempre importante pesquisar trechos internos ou voos menores, como entre países europeus ou asiáticos, por exemplo. Muitas vezes é mais negócio reservar apenas um voo longo saindo do Brasil e depois fazer reservas a parte para o resto da viagem. Mas é importante ficar atento a taxas e cobranças adicionais que podem surgir, como para reservar lugares ou despachar malas. Coloque tudo na ponta do lápis para ver se compensa. Outra coisa a se levar em conta é que se você for voar no mesmo dia, terá que retirar suas bagagens e fazer um novo check-in, o que não teria necessidade se estivesse viajando com o mesmo bilhete.

 

5. Voos diretos são sempre mais caros

Em muitos casos são mesmo, mas nem sempre é verdade. O que acontece geralmente é que as empresas aéreas tentam manter todas as suas rotas cheias, por isso tentam distribuir os passageiros entre elas, resultando em alguns preços bem mais em conta. Por isso não é de se estranhar que às vezes seja mais barato voar para Londres via Nova York, por exemplo. Minha dica é sempre a mesma: pesquise, pesquise, pesquise.

 

6. Comprar no site da empresa aérea é sempre mais barato

Talvez para algumas promoções e rotas específicas, mas de maneira geral a dica é buscar em sites independentes para encontrar o melhor preço. Mas preste muita atenção porque muitas vezes os sites de buscas de passagens não exibem as taxas no preço inicial e você só acaba descobrindo o preço final no fim do processo. Verifique também se as taxas para despachar bagagens estão incluídas na tarifa oferecida.

 

7. Limpar o histórico de navegação do seu browser vai te fazer encontrar preços melhores

Apesar de muita gente achar que se você pesquisar várias vezes o preço de um mesmo voo o site de buscas irá “perceber” e o preço irá subir, o Skyscanner, maior site de buscas de viagens, diz que isso não é verdade. Em sua página de perguntas frequentes o site afirma que “não é possível que isso aconteça porque ao visitar o site da empresa aérea ou da agência de viagens para fazer a reserva, sua sessão é anônima”. Na dúvida, faça o teste.

 

8. Sempre vale a pena comprar bilhetes de ida e volta

Antigamente isso era até verdade, mas com a grande oferta de empresas aéreas low cost e sites de busca de passagens que “misturam” voos de diferentes companhias aéreas, como Kayak e Orbitz, isso nem sempre é fato. Algumas vezes sai mais em conta comprar os bilhetes separados para economizar. De novo, não existe mágica para economizar dinheiro. Ou seja, pesquise, pesquise, pesquise.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s