Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

10 dos lugares mais perigosos do mundo para fazer selfies

Conheça alguns dos pontos turísticos onde pessoas já perderam a vida tentando fazer aquela foto incrível para postar nas redes sociais

Que levante a mão quem nunca tirou um selfie na vida… hoje em dia acho pouco provável que alguém tenha escapado deste tipo de foto que virou uma epidemia global.

Epidemia, aliás, que pode ser mortal. E não, infelizmente eu não estou brincando.

Recentemente fiz uma viagem pelo sudoeste americano e visitei vários parques nacionais no Arizona e em Utah. As paisagens são de tirar o fôlego de tão lindas.

Em grande parte elas são formadas por enormes cânions e desfiladeiros. E foi justamente em um destes, o da foto acima, chamado Horseshoe Bend, no Arizona, que tive a ideia de fazer este post.

Isso porque a quantidade de gente fazendo selfies e poses na beira do desfiladeiro do Rio Colorado era absurda. E, diferentemente de outros parques, onde há uma grade, um corrimão ou algum tipo de proteção, lá apenas o bom senso te separa de uma queda certamente fatal (repare que eu estou deitada na pedra para fazer minha foto e evitar um acidente). A altura do ponto de observação para o rio chega quase a 1.300 m…

Depois de lá presenciei cenas muito parecidas em outros parques da região, não menos perigos, como em Canyonlands (foto abaixo), em Arches e no Grand Canyon, o mais famoso deles.

Fiquei com aquilo na cabeça e quando cheguei fui atrás de dados sobre mortes causadas por selfies. E não é que encontrei um estudo feito na universidade americana Carnegie Mellon, com um campus em Delhi?

Segundo a pesquisa, chamada “Eu, eu mesmo e meu ‘killfie’ (uma brincadeira com kill, matar, em inglês, e selfie): caracterizando e prevenindo mortes causadas por selfie”, aconteceram nada menos que 127 mortes causadas por selfies entre março de 2014 e novembro de 2016.

Destas mortes, 76 aconteceram na Índia. Para se ter uma ideia, pessoas morreram no país ao fazer selfies na frente de trens, em barcos, em despenhadeiros, em rios e um turista japonês morreu após cair numa escadaria no Taj Mahal enquanto tirava seu selfie.

No segundo posto da lista vem o Paquistão, com nove mortes no período, seguido pelos EUA, com oito acidentes fatais, Rússia, com seis, Filipinas e China, com quatro selfies fatais cada um, Espanha, com três, Indonésia, Portugal, Peru e Turquia, com duas mortes cada um, e, por fim, Romênia, Austrália, México, África do Sul, Itália, Sérvia, Chile, Nepal e Hong Kong, que registraram uma morte cada um no período estudado.

A causa mais comum de morte, como já era de se imaginar, foi queda de edifício ou montanha, com 29 vítimas. A segunda mais mortal foi a de pessoas atingidas por trens: 11.

Na Índia, a causa mais comum de mortes por selfies teve relação com a água: rios, mares e afins.

Não por acaso o ministério do turismo indiano criou uma série de zonas “no selfie”, onde as fotos são proibidas para tentar evitar mais casualidades. Só em Mumbai já são mais de doze áreas assim.

Como cuidado e canja de galinha não fazem mal a ninguém, é bom ficar atento da próxima vez que você for fazer um selfie num lugar perigoso. E aqui vai uma lista de lugares onde pessoas já perderam a vida por este motivo…

 

1. Bali

Um jovem de 21 anos de Cingapura morreu em Nusa Lembongam, uma das regiões turísticas mais famosas de Bali depois de perder o equilíbrio ao ser atingido por uma onda enquanto fazia um selfie. O homem caiu no mar de uma altura de 2 m e não conseguiu nadar.

2. África do Sul

Segundo testemunhas, uma jovem de 21 anos morreu fazendo uma foto depois que uma rocha em que ela estava deslizou e ela caiu de uma altura de mais de 15 m durante uma escalada em Northcliff Hill, o segundo ponto mais alto de Joanesburgo.

3. Java

Outro caso parecido com o da África do Sul, também com um jovem de 21 anos. Durante uma escalada na cratera do vulcão Monte Merapi, na Indonésia, o jovem escorregou enquanto fazia um selfie e seu corpo foi resgatado quase 100 m abaixo de onde ele estava.

4. Taj Mahal

O monumento Taj Mahal em Agra, na Índia

Acredite se quiser, mas um turista japonês morreu enquanto fazia um selfie em grupo no monumento mais famoso da Índia, em Agra. O grupo estava numa escadaria e alguns dos participantes perderam o equilíbrio. Um homem de 66 anos morreu ao cair dos degraus e outro quebrou a perna.

5.  Peru

Um estudante sul-coreano de 28 anos perdeu a vida enquanto tentava fazer uma foto em um despenhadeiro de mais de 490 m de altura nas Cataratas de Gocta, na Amazônia peruana. O jovem caiu e seu corpo foi resgatado da água por mergulhadores.

6. Machu Picchu

Um turista alemão de 51 anos morreu depois de cair de um penhasco de 40 m de altura no ponto turístico mais famoso do Peru. O homem pediu para que alguém fizesse uma foto sua enquanto ele saltava. Mas ele perdeu o equilíbrio e caiu. Vale ressaltar que ele estava numa área proibida.

7. Moscou

Uma mulher de 21 anos morreu enquanto fazia um selfie com amigos no Moscow International Business Center, na capital russa. Não se sabe ao certo se a grade que ela se apoiava quebrou ou se ela escorregou na tentativa de fazer a foto.

8. Itália

Uma estudante de apenas 16 anos perdeu a vida tentando fazer um selfie durante uma excursão escolar a Tarento, no sul da Itália. A menina perdeu o equilíbrio na beira de um penhasco e caiu nas pedras que ficam no mar, 18 m abaixo.

9. Sevilha

Ao tentar fazer um selfie na famosa Puente de Triana, em Sevilha, na Espanha, uma estudante de medicina polonesa perdeu o equilíbrio e não resistiu à queda de 5 metros de altura. A jovem tinha 23 anos.

10. Sintra

Um casal polonês morreu ao cair no mar na tentativa de fazer um selfie em Cabo da Roca, na região de Sintra, em Portugal. Os dois filhos do casal, de cinco e seis anos, presenciaram a cena mas não caíram com os pais no Oceano Atlântico. Eles estavam numa área proibida.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s